12 de novembro de 2010

5ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul - Em São Luís

Por: Lucas Sá

A Mostra Cinema e Direitos Humanos já está em sua quinta edição, com uma programação quase imperdível! Em 2010 a mostra conquistou maior destaque, ano passado percorreu por 16 cidades brasileiras com mais de 20 mil espectadores. Esse ano ela irá passar por 20 cidades, divulgando e ampliando o cinema Latino Americano além de reforçar as bases dos Diretos e realidades distintas do nosso continente.
Esse ano a mostra passará pelas seguintes cidades brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo, Teresina.

No final do mês de Novembro, no dia 29, inicia as exibições em São Luís-MA, no Cine Praia Grande - Odylo Costa Filho, essas irão até dia 05 de Dezembro. Sendo este ano a primeira vez que a mostra passa por aqui. A programação deste ano está melhor do que nunca, com a qualidade do cinema Argentino e Brasileiro, entre outros países. Há nesse ano uma predominância de documentários, como os longas "Perdão, Mister Fiel", "Leite e Ferro" e "Imagem Final". Ah!!! Vale lembrar que toda a programação é gratuita!

Já os longas de ficção são a melhor parte da programação! Esse ano a seleção foi majestosa! Com filmes premiados e reconhecidos. Em destaque estão:





XXY (2006)
Longa Argentino exibido em Cannes. Retrata os medos e desejos da jovem Alex (Inés Efron) que nasceu com ambas as características sexuais. O filme ainda conta com a sublime atuação do que dizem ser "A cara do cinema Argento", o ator Ricardo Darín, que na mostra aparece atuando em três longas. Direção de Lucía Puenzo.








ABUTRES (2010)
Novo filme de Pablo Trapero que questiona o sistema de indenizações por acidentes no trânsito na Argentina. O filme foi exibido também no festival de Cannes desse ano e ainda não passou nos cinemas nacionais! Uma ótima oportunidade de ver o filme com exclusividade. O filme contém cenas fortes e um final em plano-sequência arrebatador. Trapero já é um realizador estabilizado com grandes filmes, como o sensível e realista, "Leonera", e o hilário ,"Família Rodante".









O ANO EM QUE MEUS PAIS SAÍRAM DE FÉRIAS (2006)
Um dos melhores filmes nacionais! Cão Hamburger retrata o período da ditadura atráves do olhar inocente de uma criança. Exibido no Festival de Berlim.








Além de longas de ficção e documentários, o festival ainda conta com diversos curtas que completam a programação. Dentre eles pode se relevar o novo curta de Daniel Ribeiro, "Eu Não Quero Voltar Sozinho", e o premiado e simples, "Ensaio de Cinema".

Confira a programação completa da mostra em São Luís (MA) no link: http://www.cinedireitoshumanos.org.br/2010/saoluis.php

Um comentário:

  1. Não vou perder. Quero assistir XXY para complementar meus estudos de genética.

    ResponderExcluir