15 de agosto de 2010

Cinema - Vestida Para Matar

Por: Lucas Sá

O estilo de Brian de Palma é algo digno de debate. Ele consegue extrair das suas cenas o máximo do suspense, e chega a ser cruel com seus espectadores por tal proeza. Em "Vestida para Matar" está em sua melhor forma ( na minha opinião seu melhor filme), com todos seus detalhes de cena, seus assassinos descontrolados psicologicamente e claro muita sensualidade.

O filme tem uma atmosfera que nos remete imediatamente aos noirs e aos giallos italianos, como assassinos com luvas e sobre-tudo, ruas escuras, mitérios revelados nas cenas finais. Isso resume bem o "mundo" criado em "Dressed to Kill", além desses aspectos visuais a trilha sonora composta por Pino Donaggio, já parceiro de De Palma em muitos filmes, é de excepcional qualidade sonora sendo sempre delicada e com grandiosas partituras que eleva ainda mais a beleza das cenas. Como a cena inicial do filme onde vemos Kate Miller (Angie Dickinson) tomando banho no chuveiro com seu parceiro quando ela passa a ser estrangulada e assassinada por ele, enquanto isso a trilha de Donaggio invade a cena relevando o que eu chamo de "a busca da beleza na feiura".

Há inúmeras cenas memoráveis. A cena do chuveiro, já citada ,é uma delas, mas sendo superior a ela a cena do flerte no museu que em seguida vira uma perseguição é uma das melhores, onde ele usa uma montagem simples aliada a planos sequência. A câmera acaba se tornando a visão subjetiva da personagem onde viajamos pelo museu a procura desse homem, onde nele ela procura uma aventura sexual para inovar o seu casamento fadado ao fracasso. Outra cena ainda melhor que essa é a do assassinato no elevador com uma navalha, em uma montagem que lembra a cena do banheiro onde Norman Bates é assassinada pelo dono do Hotel no clássico de Hitchcock "Psicose".

Brian de Palma é adorado e odiado por muitos, odiado pelo fato de ser considerado um plagiador de carteirinha do inglês Alfred Hitchcock, muito do roteiro de "Vestida para matar" tem influências digamos descaradas de "Psicose", onde a trama muda de rumo logo nos primeiros 20 minutos e assassino com problemas mentais travestizado atacam com suas facas e navalhas. Mas de fato o que De Palma faz não é uma cópia propriamente dita, e sim uma adaptação, pois a cena sempre se torna algo a mais do que a original.

De Palma é influênciado por Hitchcock e Tarantino é influênciado por De Palma.
Logo, Tarantino é influênciado por Hitchcock e De Palma.

Um comentário: