19 de junho de 2010

Cinema - Enter the void (Gaspar Noe)

Por: Lucas Sá

O novo filme do Diretor francês/argentino Gaspar Noe traz novamente o tom violento e a perpectiva psicodélica do seu filme anterior (Irreversível). O longa ainda não estreou comercialmente, porém já está causando polêmica nos festivais em que foi exibido (Cannes e Sitges).

Oscar e Linda vivem atualmente em Tóquio. Ele sobrevive através de pequenos negócios como traficante e ela como uma stripper em uma boate. Durante um ataque policial, Oscar é atingido por uma bala. Enquanto está morrendo, seu espírito, fiel à promessa de nunca desistir que Oscar fez à irmã, se recusa a deixar o mundo dos vivos. Sua mente, então, viaja pela cidade e suas visões começam a ficar cada vez mais caóticas e apavorantes.

A estética utilizada por Noe inova a cada filme; No seu primeiro longa, "Sozinho contra todos", ele impregnou na fotografia uma nuance avermelhada, mas ainda não utilizava as técnicas de movimento de câmera usadas em "Irreversível", é cru e ao mesmo tempo traz a proposta de intervir no emocional do espectador. Já em "Irreversível", a sua aptidão estética é mais inovadora, uma vez que usa-se um movimento de câmera sem limites de espaço aliado ao tom avermelhado da fotografia (já comentado). Contudo, a intervenção emocional é mais direta e verídica. Em "Enter the void", ele traz laconicamente todo seu estilo, mostrando que é um diretor brilhante, talentoso e peremptoriamente inovador. A fotografia rubra é substituída pelas cores em neon.

Em seus três longas, permanece a temática de violência sexual, desde um pai que deseja manter relações sexuais com a própria filha, uma amante estuprada e morta por um gay à um prostíbulo horizontal surreal no Japão onde acontecem orgias a lot.

Noe integra nas películas, além de uma imagem exuberante, uma trilha sonora que envolve o espectador no seu sentimento caótico de mundo; isso é tão forte que ele consegue inserir o espectador à uma realidade abstrata de agonia: um exemplo disso é a cena em que a câmera nos revela o "Rectum" em "Irreversível". Em "Enter the void", Noe segue a mesma linha, tanto que quem assina a trilha sonora é Thomas Bangalter (do grupo Daft Punk).






5 comentários:

  1. Se Irreversível ja eh doido,imagina o Enter the void,mas deve ser interessante.E falando em filme "Rasga Mortalia" quando sai?(Bem legal o blog de vcs Lucas's)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei impresionado com irreversivel.
    Estou ancioso pra assistir mais uma obra de gaspar noe. E espero que enter the void seja selecionado para o festival de cães.xD
    Apesar de eu não ter assistido irreversivel(ainda).
    caracas.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Nossa. A retórica adotada no 'post' é incrível. Não faltou coerência, além da conduta perfeita na escolha de palavras. Alguns errinhos, perfeitamente normais ._. Sobre o filme...não mais. =D

    ResponderExcluir
  5. Ah tá...quem foi mesmo que escreveu o texto pra mim ?
    Uhum....

    ResponderExcluir