8 de abril de 2011

Trailer do novo filme do Lars Von Trier, MELANCHOLIA

Por: Lucas SáO polêmico e insuperável diretor, Lars Von Trier, lançou pelo Vimeo.com - site que vem sendo utilizado cada vez mais por profissionais da área audiovisual para lançamentos de vídeo em alta resolução - o trailer do seu novo filme, Melancholia.

Dentre a única descrição do vídeo no site de divulgação, está a simples e singela frase: "Um lindo filme sobre o fim do mundo". Bom, só não podemos esquecer que estamos falando de LARS VON TRIER, em letra garrafais, ou seja, este "lindo" desta linda frase não é nada mais que um sarcasmo escroto de Trier para com os enojados ou céticos que apedrejaram o seu bizarro/lindo trabalho anterior, Anticristo. Sendo que também pode servir de contraste entre as ações que a frase provoca, Lindo Vs. Fim do Mundo... Enfim, bem típico do diretor essas provocações subliminares.

"Vai parecer uma droga... Não, espero que não.
Mas certamente será um pouco mais FEIO
do que o [meu filme] anterior." - Lars Von Trier

A primeira impressão que persiste durante a exibição do trailer é a de que Trier se apoderou do estilo característico de Anticristo. A estética do digital está presente em grande parte de sua filmografia, como em Dogville e Dançando no Escuro, mas o que diferencia Melancholia e Anticristo dos demais, é que estes são filmados com uma "qualidade" digital superior, fato que o afasta ainda mais, para variar, de seu idolatrado manifesto, Dogma 95. A granulação típica do digital é superado por novas filmadoras de mesma categoria, isto consequentemente fez com que Trier abusasse de forma mais experimental essas câmeras do "fim do mundo", sendo um dos poucos diretores, ao lado de Godard e Peter Greenaway, a assumirem essa tecnologia como predominante na nova forma de "fazer" cinema.

Como disse, a estética se assemelha ao seu filme anterior, mas não só na mídia utilizada na gravação como também na interseção de momentos de maior apelo visual ou sentimental que no trailer são acompanhadas por um artifício que o diretor vem usando com bastante frequência, o "Slow Motion". Sendo que essas cenas somadas a este artifício fazem parte de uma das mais belas sequências filmadas pelo diretor, o prólogo sexual/sentimental de Anticristo.

"O filme é pessoal. Ainda não sei [o que sairá] até que descubramos. Posso dizer sobre o que ele fala, mas não sei ainda por que o estou realizando. É sobre duas irmãs e um planeta. Tenho um plano, e ninguém nunca vai saber que plano é esse" - Lars Von Trier

As duas irmãs serão interpretadas pelas jovens atrizes Kirsten Dunst ( As Virgens Suicidas e Homem-Aranha) e Charlotte Gainsbourg ( Anticristo e 21 Gramas). Com a escolha de Kirsten Dunst como protagonista, papel que antes seria de Penélope Cruz, já consigo imaginar as declarações dela em relação a Lars Von Trier... Provavelmente algo semelhante ao que Nicole Kidman e Bjork falaram após terem sofrido nas mãos do diretor.

Melancholia foi filmado na Suécia no ano passado e terá sua primeira exibição no próximo mês, durante o majestoso Festival de Cannes, na França. Mas Lars Von Trier não vai descansar seus neurônios, pois o diretor já está preparando um novo projeto. The Nymphomaniac (A Ninfomaníaca), que irá acompanhar o nascimento do erotismo em uma mulher. Este, que inicialmente seria intitulado de Dirt in Bedsores (Suja de Escaras).


4 comentários:

  1. Nymphomaniac e Dirt in Bedsores são o mesmo filme. Ele disse que ficou em dúvida entre os dois títulos, mas os produtores o convenceram de usar o primeiro, alegando que seria mais fácil captar dinheiro assim.

    ResponderExcluir
  2. Estou muito á espera deste filme, foi o mesmo com anticristo.
    Pelo trailer será otimo.

    ResponderExcluir
  3. O Filme vai ter sua primeira exibição em Cannes, em seguida a CALIFORNIA filmes anunciou que vai lança-lo no mês de Agosto no Brasil.

    ResponderExcluir