27 de janeiro de 2011

Música: Epica - Design Your Universe(2009)



Um disco extremamente singular e totalmente perfeito em suas passagens. Assim pode-se definir o sétimo trabalho deste grupo. O uso de um coral com 8 vozes sempre conferiu uma profundidade maior às músicas do Epica, deixando sempre as músicas com uma profundidade absurda!! É interessante analsar outra coisa à respeito dos álbuns da banda, as letras das músicas são bem compostas. O que hoje está ficando raro nos discos de várias "bandecas" que eu ando escutando ultimamente. Sempre achei o Mark Jansen(guitarrista e fundador do grupo) um sujeito extremamente perfeccionista e ao que parece ele alcançou o resultado desejado no D.Y.U..
O álbum começa com um interlúdio, como já é de costume, que só serve pra aumentar a ansiedade pelo que podemos encontrar pela frente! E a ansiedade é substituída pela surpresa com a grandiosa faixa "Resign To Surrender(A New Ages Dawn - Part IV)", com seus mais de 6 minutos de duração a música consegue alternar momentos de calmaria com passagens cheias de peso com o vocal gutural de Jansen e a bela voz de Simone Simons. Logo após, começa "Unleashed", com riffs colados à linha da voz e um refrão daqueles! A música também é muito bem finalizado com o coral dobrando o refrão com a Simone. A minha música preferida do álbum foi a "Martyr Of The Free World"...os riffs, a base com guitarras limpas e o refrão absurdamente fura tímpanos foram algumas das coisas que mais me chamaram a atenção! O riff da ponte com o coral ao fundo também foi uma bela sacada da banda!!
A "Our Destiny" me fez lembrar o " The Divine Conspiracy"(quinto álbum da banda)...é uma música que se encaixaria muito bem neste álbum. O baixo dá um gingado diferente à música e este era um recurso que a banda deveria utilizar com mais frequência. Toda banda tem a sua música mais pretensiosa em um álbum(olhe o caso do Dream Theater) e neste disco a música em questão é a "Kingdom Of Heaven(New Ages Dawn - Part V) com seus pretensiosos 13 minutos e meio. A composição começa de forma pesada com riffs certeiros e um coral cantando junto à Simone Simons. Por mais difícil que possa parecer o grupo não deixa a peteca cair e a música não se torna enjoativa, pois além das mudanças de tempo a banda pode contar com uma dinâmica de riffs acima de qualquer suspeita. Sem dúvida um álbum para se escutar em total silêncio... O interlúdio "The Price of Freedom" serve para o ouvinte dar uma respirando antes da "Burn To A Cinder" que é sem dúvida uma das grandes sacadas do álbum e tem jeito de "single" do começo ao fim.
"Tides of Time" é a música mais bonita e bem arranjada do álbum, sem sombra de dúvida. As vozes harmonizadas com o piano deram um toque grandioso à essa música. "Descontruct" tem um tom bem "Epica" mesmo, com seus riffs e corais. "Semblance Of Liberty" é bem progressiva, com riffs de guitarra bem legais e uma cozinho muito competente. "White Waters" é outra música muito bem arranjada com guitarras limpas e o vocal de Simone Simons fazendo belas linhas de voz. Ah, e finalmente chegamos à faixa título que começa de maneira surpreendentemente calma e depois passando para uma parte com um pouco mais de peso e voltando à sua base limpa com a voz de Simone. A música alterna momentos de convulsão extrema com passagens absolutamente calmas(mais uma vez destaca-se o fator Epica de compor).
E ainda temos de brinde uma faixa bônus(!) "Incentive" que fecha este petardo com chave de ouro! Uma coisa que eu não mencionei, mas achei muito criativo nos álbuns do Epica é relação que um álbum tem com o outro, querendo ou não os álbuns tem uma ligação e neste "Design Your Universe" o assunto tratado é:com a temática de que todos estamos ligados a nível subatômico e que podemos influenciar o mundo através dos nossos pensamentos, e continua nele o conceito A New Age Dawns. Ora se o sujeito não é criativo, não é? O Epica está de parabéns mais uma vez e vale lembrar que eles lançaram o single "This is The Time" em janeiro de 2010! Um álbum muito legal e que vale à pena dar uma escutada pessoal! Enjoy it!

3 comentários:

  1. gostei da reflexão detalhada sobre as faixas do cd, fiquei curiosa pra conhecer as musicas

    ResponderExcluir
  2. Excelente matéria muito boa.... Sen duvida DYU foi Fodaa... Por isso q sem sombra de duvidas epica é minha banda favorita... epica num faz só Metal Sinfônico, epica faz grandes obras de arte... MARK é gênio...

    ResponderExcluir
  3. Esse álbum é muito chato, lembro que já estava em Our Destiny e eu pensei que ainda era Resign to Surrender. As músicas são muito parecidas. Tides of Times é a pior parte acho ela insuportável. Porém reconheço que muita gente considera o álbum como o melhor, acho que é porque ele tem uma sonoridade mais limpa e em alguns momentos parece o After Forever. Deve ser também por causa de Kingdon of Heaven que é uma das melhores músicas da banda.

    ResponderExcluir