28 de janeiro de 2011

Cinema - Brian De Palma revela seu novo filme, Passion

Por: Lucas Sá

Essa notícia salvou o meu dia. Eu, como admirador fiel das obras do mestre Brian De Palma, quase sai batendo palmas de ouro pela casa com o anúncio. Lembro que diariamente ficava vendo no site IMDB para ver se ele estava envolvido em algum novo projeto. O longa em questão, é uma refilmagem (não deixa de ser meio desanimador) de um filme francê chamado: Crime d'Amour. O filme é do ano passado e conta com a participação das atrizes Ludivine Sagnier ( 8 Mulheres ) e Kristin Scott Thomas, que já trabalhou com De Palma em Missão Impossível, além de ser a protaganista do ótimo drama, Há Tanto Tempo Que Te Amo. Enfim, elas infelizmente não serão as atrizes do remake, sendo que De Palma comentou que irá revelar o novo elenco em maio, no Festival de Cannes.

O longa narra a história de duas empresarias de empresas rivais, sendo que esta rivalidade vai tomando proporções maiores e acaba terminando em homicído. Só pela sinopse já se tem a idéia de cenas que De Palma vai exprolar... Câmeras Lentas, navalhas, sangue, cabelos voando, botas, e luvas de couro. Algo bem típico do diretor. Me faz pensar que o desejo real de De Palma é fazer sempre um grande Giallo italiano com pitadas ( ou pedaços grandes ) do estilo de Hitchcock, o que é marca em grande parte de seus trabalhos.

Seus últimos filmes não foram tão agraciados pelo público. O péssimo e cansativo Dália Negra, foi masacrado pela crítica e a bilheteria arrecadada não foi animadora. Sem dúvidas este é o pior filme de De Palma. Seu trabalho mais recente, Redacted, foi bem mais elogiado, mas mesmo assim não agradou muito, sendo em parte desconhecido pelo público ( não foi nem lançado no mercado de DVD no Brasil). Com Passion, De Palma irá retornar a sua famosa e estilística forma de filmar. Bom, pelo ou menos é isso o que eu espero, esses seus últimos trabalhos se desviaram do percurso adquirido em seus filmes anteriores, como Femme Fatale e Síndrome de Caim. Sobre o assunto Brian De Palma afirmou em entrevista para Variety:

“Foi em Vestida para Matar a última vez em que pude combinar suspense, mistério, erotismo e assassinato em uma experiência cinematográfica assim”

Erotismo? É, acho que ele finalmente voltou a ser o que era. As filmagens aconteceram em Colônia e Berlim, mas a cenas externas serão feitas em Londres e começaram no mês de agosto. O orçamento gira em torno de 30 milhões. Agora é só esperar pra ver!

Nenhum comentário:

Postar um comentário