19 de novembro de 2010

Música - Educação sexual com Kraftwerk


Por:  Airton Rener


Terça feira é o dia que ninguém falta na sala logo porque tem aula de Gilberta Magna que é nossa professora de educação sexual. Por incrível que pareça é a professora mais querida do colégio. Só podia ser né?

Como sento todas às vezes perto da porta fui um dos primeiros a observar a professora entrando na sala com um objeto diferente dos que ela costumava levar, esse pelo que deu pra perceber, era uma bunda de hipopótamo com dois troços redondos que pareciam um alto falante. Logo depois observei a professora colocando o suspeitoso objeto em cima da mesa que em seguida plugou na tomada fazendo um chiado. Depois olhei a professora colocando um cd e tirei a conclusão que o famoso objeto era um micro system. Am ram! Um micro system!
A sala, como era de se esperar, ficou eufórica esperando tocar uma “batida de funk” ou algo do tipo já que era aula de orientação sexual. As meninas que sentam na frente ficaram mais agitadas ainda esperando só a música tocar pra se levantar da cadeira e depois rebolar até o chão insinuando movimentos pervertidos para os meninos.
Mas assim que a música começou a tocar a reação da sala foi totalmente diferente, a sala ficou toda em silêncio e houve uma expressão de desprezo e desconhecimento dos alunos. Não era de se esperar de modo algum que tocasse uma música de Kraftwerk para uma turma de 3º ano onde Titanic, David Guetta, Restart, Cine e outras “coisitas más” dominam entre os alunos dessa idade. Talvez só eu tenha entendido a intenção da professora.
A música que estava tocando era “Sex Object” da banda alemã Kraftwerk, que se inicia assim:
“Yes! No!--“Sim! Não!
Yes! No! --Sim! Não!
I don't want to be your sex object --Eu não quero ser seu objeto sexual
Show some feeling and respect--Mostre algum sentimento e respeito
I don't want to be your sex object--Eu não quero ser seu objeto sexual
I've had enough and that's a fact” --Eu tive o bastante e isso é um fato”
Kraftwerk foi o precursor e um dos primeiros grupos a popularizar a música eletrônica, embora a banda ainda exista até hoje com outra formação. Seu sucesso definitivo foi entre os anos 70 e 80 com os integrantes Ralf Hütter, Karl Bartos, Wolfgang Flür e Florian Schneider. As letras do grupo retratam geralmente a tecnologia e a vida urbana européia da época demonstrando indiretamente um alerta sobre o mundo moderno, um exemplo claro disso é a música “The Robots” e “Sex Object.
É praticamente impossível falar de Kraftwerk e não falar de tecnologia. Eles criaram seus próprios instrumentos musicais, ou seja, os sintetizadores eletrônicos, que a partir daí foram sendo popularizados pela música underground, principalmente nas batidas electropop americanas dos anos 80, como: Technotronic, A-Há, David Bowie, Depeche Mode, e até mesmo em artistas atuais, na música “Sunshine” do rapper Jay-z, onde ele utilizou os riffs da música “The Man Machine” do cd homônimo. Outros que se basearam em letras foram a banda inglesa Franz Ferdinand em “Walk Away”.
Seus shows utilizam de uma estrutura diferenciada, com o uso de telões com imagens psicodélicas e frases curtas entrelaçando a modernidade ao homem. Os integrantes se posicionam horizontalmente em linha, juntamente com seus sintetizadores à frente, além de um figurino que interage com os músicos, com led’s que piscam em sincronia. Assim o show se torna performático e não apenas uma banda que abre show para supostas bandas superiores, como aconteceu em 2009, onde a banda abriu os shows de Radiohead em sua turnê latina.


A mais famosa de suas música, “The Robots”, recebeu dois clipes com versões diferente. A primeira é de 1977: O clipe é bem simples sem muitos efeitos, com a banda e seus famosos sintetizadores, eles cantam de forma rígida como robôs. Já a segunda versão de 1991, conta com uma leve diferença na melodia, se tronando mais dançante. Nesta versão eles são interpretados por robôs, que em seguida se tornaram símbolo da banda. Talvez a necessidade real deste novo clipe, a que eles não obtiveram pela falta de recursos no primeiro, seja de ver o homem como um robô, a banda como tal, se assemelhando ao seu estilo e sua música.

A banda recebeu um tributo de 14 bandas nacionais de diferentes regiões, intitulado de “Somos Robôs”. Em entrevistas, os músicos declararam a importância da banda e a influência que essa disseminou na cultura eletro. As músicas receberam variadas versões, que passam desde o Electro Rock até o popular Funk Carioca. Dentre os grupos que prestaram homenagens estão: Porno Chic, Astronauta Pingüim, Lucy and The Popsonics e George Belasco & O Cão Andaluz.
Agora entendo o motivo da professora passar para nossa turma a música “Sex Object”. Ela queria nos mostrar quão a relação sexual se tonou mecânica e artificial, o homem como objeto de desejos espontâneos, sendo essa visão intencificada pelo o aparecimento das camisinhas, ou seja, a modernidade. Vai ver foi por isso que Beatriz engravidou de Tiago no primeiro ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário