21 de novembro de 2010

Cinema - "Febre do Rato" Novo filme de Cláudio Assis

Por: Lucas Sá

Não posso negar que o pernambucano Cláudio Assis é dessa geração de diretores nacionais um dos melhores! Seus filmes apresentam um estado de degradação do homem que de certa forma é pouco visto no cinema , aliando uma estética fotográfica a cenas fortes. Esse ano Assis iniciou e terminou as filmagens de seu novo longa, "Febre do Rato", título oriundo de um ditado popular de Recife que ele próprio definiu : "É como se a pessoa azougada, com atitude para o bem ou para o mal, com vontade de lutar por alguma coisa".

Com dois longas consagrados, "Amarelo Manga" e "Baixio das Bestas", Assis pretende nesse longa retratar o relacionamento de um coveiro com um travesti, um poeta revolucionário, e um triângulo amoroso. O coveiro será representado pelo companheiro de filmagens e amigo Matheus Nachtergale, que até tentou da uma de Cláudio de Assis no longa que o próprio ator dirigiu, "A Festa da Menina Morta", o estilo usado por Matheus no longa foi de certa forma muito semelhante ao de seu amigo Assis, indo desde cenas fortes até quase o mesmo elenco, vai ver eles são tão próximos que absorveram idéias um do outro. Vejo isso como um fluxo de informações de dois grandes realizadores, afinal de contas Matheus Nachtergale é um dos melhores atores, não digo isso só na dimensão nacional. Interpretou a sua melhor perfomarce ao lado de Assis, fazendo o papel do homosexual empregado de um hotel decadente em "Amarelo Manga".

Outra participação interessante é a do ator Irandhir Santos, que está atuando em vários lançamentos importantes, como em Tropa de elite 2, com o ótimo papel do defensor dos diretos humanos, Diogo Fraga. Além de outros filme elogiados, “Viajo porque preciso, Volto porque te amo” e “Quincas Berro D’Água”. Neste novo longa ele irá interpretar o poeta Zizo, o personagem principal. Já o triângulo amoros será vivdo por: Juliano Cazarré, Mariana Nunes e Vítor Araújo.


Como é de se esperar, "Febre do Rato" deve conter cenas com elevado grau explícito de violência e nudez, sendo essas cenas as principais formadoras de opniões nos filmes de Cláudio. O que muitos dizem ser apenas para chocar, outros defendem como cinema verdade. O que dizer de uma das mais belas cenas de Assis, onde Dira Paes, em "Baixio das Bestas," é estrupada por um tronco de madeira enfiado em sua genitária, ao qual nós vemos a ação apenas por reflexos de sua sombra em uma tela de um cinema abandonado e decadente?

Falando nisso, o filme já causou polêmica antes mesmo de estrear. Uma das cenas virou confusão e até caso de polícia. A cena em questão foi filmada no bairro Boa Vista, de Recife. O detalhe crucial é que os atores estavam nus no meio da rua enquanto estavam sendo dirigidos pelo Cláudio Assis, como era feriado nacional, muitos moradores viram e começaram a condenar aquela situação de "imprópria" e então chamaram a polícia. No fim ocorreu tudo bem, os PMs perceberam que aquilo fazia parte de uma intervenção artística. Já dá para ter uma idéia do que vamos ver em "Febre do Rato", né? Mesmo o diretor afirmando em entrevista que: " tudo será mostrado com generosidade". Bom, talvez essa frase tenha um duplo sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário