25 de agosto de 2010

Cinema - Rejeitados pelo Diabo

Por: Lucas Sá

Rob zombie é um metaleiro que saiu da banda White Zombie para fazer carreira solo, depois disso ele simplesmente resolveu fazer filmes! Apaixonado pelo universo macabro, o nosso amiguinho fez um dos melhores Road Fuck Movie que há tempos não viamos igual. Estou falando de "Rejeitados pelo Diabo"-2005, nome que até Deus concorda!

O filme anterior de Zombie foi "A Casa dos 1000 corpos", não é um filme ruim mas também não é bom, fica entre o meio termo, sendo que nele já se observa o estilo de filmagem de Zombie. A filamagem é bem crua sem muito cuidado estético, o que nos remete aos filmes trash dos anos 70/80, os personagens e as situações foram sem dúvida influênciadas pelo "Massacre da Serra Elétrica", voltando aos personagens, encontramos Otis (estuprador, assassino), Baby (assassina), o irmão deformado (assassino), o palhaço Captain Spaulding (assassino) e a Mamãe Firefly (assassina) , ainda tem a participação de Danny Trejo ( o idolatrado, Machete ). Todos da família Farefly voltam em "Rejeitados pelo Diabo", de certa forma muito melhores e mais maduros do que no filme anterior...

Os membros da família que se tornam os "protagonistas" são Baby, Otis e o Captain Spaulding. Otis está mais maduro e focado na matança utilizando um visual "metaleiro decadente sujo de areia do texas". Captain Spaulding ainda se veste de palhaço, mas sendo um coroa trambiqueiro que conhece toda a máfia. E Baby interpretada por Sheri Moon Zombie ( casada com Rob Zombie ) é um dos pontos altos do filme! Sendo uma vadia vingativa que esconde atrás dos seus cachos dourados uma puta descontrolada com uma faca na bota de couro de phyton. Shari Moon da ao personagem um tom cômico e ao mesmo tempo realista. Ela está em todos os filmes de Zombie, desde "A Casa dos 1000 Corpos" até " The Haunted World of El Superbeasto " (animação desenhada e escrita por ele) . As suas invenções se tornaram mais reais e mais humanas do que no seu primeiro filme, onde tudo parecia caricato, talvez este tenha sido o "problema" de " A Casa dos 1000 Corpos " .

O cenário da casa velha, posto de gasolina e túneis subterrâneos tirados dos filmes trash é substituído pela areia quente do Texas, motéis de beira de estrada e por prostíbulos decadentes. Rob Zombie tenta ajustar o filme em uma espécie de Road Movie que envolve uma perseguição policial devido rastros de tortura e matança deixados pela família Firefly. O fator ''sobrenatural" presente no filme anterior é esquecido e assim ele fortalece o que já havia comentado sobre o relealismo desejado.
A trilha sonora é um dos componetes indispensáveis do filme, a qualidade das músicas escolhidas por Zombie são dignas de aplauso. Bandas e cantores como: Lynyrd Skynyrd, Otis Rush, Three Dog Night, The Allman Brothers Band, Kitty Wells... Uma mistura de Country e Soul que se combinam e elevam ainda mais a beleza das cenas. Podemos ver um exemplo dessa combinação ( cena + música = pulando na cadeira!!! ) na cena final do filme, que eu resumo em apenas uma palavra, ESTUPIDAMENTEBRILHANTE! , a música usada foi a clássica "Free Bird" da banda Lynyrd Skynyrd. Sem dúvida é o primeiro lugar da minha lista imaginária de finais, em segundo vem a morte do dublê Mike em " À Prova de Morte " do Tarantino; falando nele, que também adorou o filme até convidou Rob pra fazer um dos trailers falsos de "Grindhouse".

E é com a cena final do filme que percebemos o quanto estamos ligados emocionalmente com Otis, Baby e Captain Spaulding, pois nós sentimos pena por eles. Rob Zombie inverte o os sentimentos do espectador, de início temos repulsa a eles, mas com o decorrer da fita nos indentificamos com a fuga e a luta pela sobrevivência, e no fim nos resta aceitarmos a tragédia.
" Chinese, Japanese, dirty knees,
look at the these! " - Baby Farefly

3 comentários:

  1. Lucas tinha me emprestado esse filme, fui assistir pensando ser mais um filme de terror que as loiras vadias burras vão morrendo no decorrer do filme e no final sobrevive a "certinha" da turma. Mas me enganeil, esse é um filme surpreendente com um fianl surpeedente. Eles foram rejeitados pelo diabo, mas não pela gente!

    ResponderExcluir
  2. Ja era fanzaço do captain Spaldiwn depois de ter visto do primeiro filme e me lembrava vagamente do Otis com o rosto pintado de caveira desse primeiro filme tambem... achava a Baby uma psicopataNata e também gostava de suas loucuras... Mas nesse filme o que me surpreendeu e me encantou demais foi a crueza e sangue nos olhos do Otis... sem falar do visual degradante que mais parece o Jesus Cristo espancado da Paixão de Cristo de Mel Gibson... e pra coroar tudo o diretor ainda faz o xerife pregar as maos deles tipo numa cruz... Demais....

    Jucy de Jeovah

    ResponderExcluir