29 de julho de 2010

Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures(2009)

Por: Lucas Abreu

Junte Dave Grohl, Josh Homme e John Paul Jones na mesma receita que estará formado mais um super-grupo de primeira. O grande mentor do Queens Of The Stone Age não decepciona na guitarra, o lendário baixista do Led Zeppelin muito menos e não há o que comentar de Dave Grohl que continua nos dando mostras de seu enorme talento musical de maneiras cada vez mais surpreendentes. Grupo formado em agosto de 2009 fizeram o seu primeiro show no metrô de Chicago! A partir daí lançaram o single "New Fang" que teve uma ampla margem de vendas.
Depois desse breve apanhado vamos ao álbum em si. A faixa de abertura, "No One Loves Me & Neither Do I", tem a sua construção baseada em três moldes distintos, destaque para o riff de Josh Homme que dá à música o que ela precisa para continuar pulsando. Algumas músicas me lembraram um pouco o Zeppelin a "Mind Eraser, No Chaser" foi uma delas. Em que Josh usa acordes em harmônicos(particularmente me lembrei da fase "Presence" do LZ) e com guitarra , baixo e bateria mesclando o esmo tipo de condução rítmica e melódica. Depois dela voltamos à "New Fang", o que eu mais achei legal foi como Grohl conseguiu fazer uma sincronização tão prefeita com o riff da guitarra! Há logo no começo da música uma temática em que Jones e Josh usam intervalos de meio-tom na construção da temática de forma muito interessante, sem dúvidas essa se tornou uma das minhas preferidas deste álbum!
A próxima é "Elephants" que surpreende logo na abertura, três velocidades diferentes de andamento, trazendo uma dúvida ao ouvinte sobre qual caminho a música irá trilhar. Josh faz vocais seguindo uma idéia complexa e totalmente desvinculada da estrutura harmônica da guitarra e do baixo. O refrão inevitavelmente me trouxe o ZP à mente novamente, por conta dos backing vocals e contracantos, mas apesar disso de forma contemporânea.
Em "Scumbag Blues" ocorre novamente, a linha de condução melódica se encontra separada do motivo principal com a voz de Homme. "Reptiles" tem uma lírica linda e seu refrão é construído com acordes tocados em dissonância para serem resolvidos no chorus. "Caligulove" tem elementos da música oriental, mas o refrão tratou de me lembrar que a banda é americana!
A dançante "Gunman" vem com alguns elementos da dance music com hard rock de forma agradável. O cd encerra com a "Spinning In Daffodils" que tem um tema de piano logo no começo que me trouxe boas lembranças do Queens Of The Stone Age :D . Em suma, o álbum faz jus ao título de super-grupo. E me deixou com vontade de escutar mais músicas desses caras!! Segue vídeo de "New Fang"! Enjoy!

Nenhum comentário:

Postar um comentário