27 de julho de 2010

Cinema - Dentes Caninos

Por: Lucas Sá

Filme grego que traz como foco a força das mídias e influências externas da sociedade, algo como a interferência do meio nas ações racionais. O diretor Yorgos Lanthimos fez algo já visto no cinema, mas sem dúvidas "Dentes Caninos" ultrapassa filmes já feitos com esse mesmo tema, o isolamento. Prova disso foi o merecido prêmio conquistado em Cannes na mostra "Un Certain Regard" ( Um Certo Olhar ) em 2009.

Um casal isolam seus 3 filhos em uma casa para que não tenham contato com o meio externo... a civilização.
A sinopse pode se resumir a isso, mas não é só isso, esse foi o fator que mais me agradou, eu enxergava o filme antes de ver como algo sólido e não imaginava nada do que Lanthimos conseguiu criar. A atmosfera do filme remete sempre ao vazio e ao silêncio, algo bem próximo do estilo de filmagem de Michael Haneke ( A Fita Branca e Violência Gratuita ), com essa forma de filmar ele conseguiu mostrar a falta de motivação de idéias que os 3 filhos do casal tem. Devido a essa "falta" de informações os irmãos acabam inventando brincadeiras imbecis para preencher esse vazio... Como colocar os dedos na água quente para ver quem fica mais tempo, e com isso eles vão ganhando pontos para escolher a "surpresa" da noite no jantar.

O cuidado que os pais tem para que eles não se corrompam é tamanha que eles inventam inúmeras mentiras para os filhos de 25 anos. "Não saiam da casa, pois lá tem monstros terríveis", além das mentiras eles trocam os significados de palavras importantes ou que remetem a algo violento. Acabam se tornando crianças em corpos de adultos.

O longa possui cenas muito fortes no quesito violência física e sexual. Para saciar a necessidade do filho o pai traz de sua empresa uma guarda da portaria para satisfaze-lo semanalmente, sendo seu trabalho remunerado. Isso reflete o medo da sociedade da própria sociedade, tudo o que ela cria de certa forma afeta os receptores destas informações.

O filme acaba questionando se está proteção é correta ou não, pois vemos que esses 3 personagens estão ficando cada vez mais degradados e retardados devido esse enclausuramento obrigatório, e que se estes entrarem em contato com algo do exterior ocorrerá um colapso nervoso. Esse "colapso" pode ser visto na cena em que a duas irmã dançam no jantar para seus pais, elas dançam de forma estranha seguindo os passos de "Flashdance" (filme que elas por acaso conseguem a fita) que se torna logo em seguida algo epilético.
Essa é uma das melhores cenas de dança do cinema!


Um comentário: