13 de julho de 2010

Cinema - Colin (2008)

Por: Lucas Sá

Como um filme de 97 minutos pode ser feito com apenas R$ 150 ?
O Marc Price sabe! Colin é um filme de zombie amador filmado com câmeras caseiras e que conquistou um espaço enorme nos festivais mais importantes do globo, digo Cannes. Price em entrevistas diz que nem imaginava a repercussão que o longa atingiria.

O roteiro do filme é bem original, porque como de costume os filmes de zombies nunca estão do lado dos monstros fedorentos e sim dos mocinhos cheirosos e "hidratados", já em "Colin" é diferente, nós somos guiados por Colin durante o filme, logo é um filme de zombie na visão de um zombie. O longa conta ainda com cenas bem boladas, como a de uma placa de trânsito em que Colin olha para ela e sentimos que ele está pensando em algo... A cena chega a ser até de um simbolismo pensante.

A forma como o diretor consegue "driblar" a falta de recursos é um ponto forte do filme. Ele usa muitas técnicas de câmera dos filmes dos anos 70 e 80. Disse que para conseguir esse resultado simplesmente assistia aos extras dos filmes de terror que tem em sua prateleira, onde os diretores e produtores falam sobre o processo de fazer o filme (dicas de efeitos, edição, direção, produção...). Como exemplo da criatividade de Price eu vou citar uma das cenas em que ele utiliza esse "drible" : Colin está passando em frente a uma casa, de uma janela um homem sai gritando com várias mãos tentando pega-lo, ele consegue sair, mas as mãos o puxam de volta. Entretanto dessa vez a sua coluna é quebrada pelas mãos que o puxam... e vemos suas pernas e tronco se retorcerem em um ângulo de 180°.
Interessante, não?

Um defeito de Colin é que em algumas cenas a câmera é colocada muito próxima da ação, o que dificulta o raciocínio de algumas cenas, mas isso é consequência da falta de capital e de profissionais da área. Marc Price escreve, dirige, produz, edita... Ele praticamente fez todo o trabalho do longa, e com certeza deve ter sido difícil para ele (eu sei bem como é essa história de fazer tudo). Para os zombies e personagens ele chamou amigos, parentes e convocou pessoas pelo Facebook. O resultado é um filme amador que supera inúmeros filmes de zombies já realizados!

Marc Price esteve aqui no Brasil ano passado, sendo o convidado especial do Festival Curta Fantástico (CineFantasy). Após a exibição do seu filme ocorreu uma palestra com o próprio.
Pena que eu não moro em São Paulo!

P.S: Ele afirma ainda que o filme só custou esse preço porque no final das filmagems ele comprou chá e biscoito para os atores! Será ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário