6 de julho de 2010

Música - Iced Earth - Horror Show(2001)

Por: LucasAbreu

Estava escutando umas músicas hoje e me lembrei deste álbum, que foi o primeiro do IE que escutei. Me lembro que quando acabei a audição do cd eu havia ficado totalmente impressionado com a qualidade e originalidade dos riffs de Mr. Schaffer. Mas sim, mais um álbum de heavy metal Lucas?? Por quê? Ah, esse daqui como o próprio nome sugere dá uma pista do motivo pelo qual eu optei dissertar sobre ele.

"Horror Show" é um álbum que é inspirado em filmes de terror e livros/histórias (como a de Jack, o estripador), o que o torna muito acerca da proposta do blog. Ao decorrer do álbum a dupla dinâmica Schaffer-Barlow apresenta composições muito interessantes. A primeira faixa do álbum "Wolf" é baseada no filme "The Wolfman(1941)" que ganhou um remake não faz muito tempo. Mas o legal é que eles pegaram partes dos filmes e encaixaram perfeitamente na letra isso acontece na já citada "Wolf"durante o refrão:

(Chorus)
Even a man who's pure
And says his prayers by night
(He won't hear your prayers)
Man become a wolf
When the wolf bane blooms,
And the autumn moon is bright
(There's a full moon tonight)
Man may become a wolf.

Outra faixa muito interessante é a "Jekyll & Hyde". Pois no decorrer da música acontece um diálogo (sim, é isso mesmo!) entre os personagens, de forma incrível, dando a música o clima agônico necessário presente na letra. "Dracula" e Frankstein" também são composições muito boas juntamente com a super rápida "Jack". "Im-Ho-Tep" foi outra música que gostei muito, o riff que a guitarra faz é muito bom, dando aquele aspecto "Egito Antigo" à música. A seguir o track list completo e detalhado do "Horror Show" de forma detalhada com o filme ou história que serviram de inspiração para Schaffer e Barlow:
#Track List

1. "Wolf" (inspirada no filme The Wolf Man) Jon Schaffer 5:20
2. "Damien" (inspirada na série de filmes The Omen) Schaffer 9:12
3. "Jack" (inspirada em Jack o Estripador) Matthew Barlow 4:14
4. "Ghost of Freedom" (inspirada no filme O Patriota) Barlow, Schaffer 5:12
5. "Im-Ho-Tep (Pharaoh's Curse)" (inspirada no filme A Múmia) Barlow 4:45
6. "Jekyll & Hyde" (insp. no livro The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde) Barlow
4:39
7. "Dragon's Child" (inspirada no filme Creature from the Black Lagoon) Barlow 4:21
8. "Transylvania" (Iron Maiden cover) (instrumental) 4:30
9. "Frankenstein" (inspirada no livro Frankenstein) Schaffer 3:50
10. "Dracula" (inspirada no livro Dracula) Schaffer 5:54
11. "The Phantom Opera Ghost" (inspirada na novela O Fantasma da Ópera) Schaffer 8:41


Em suma, esse álbum ainda continua sendo um dos meus preferidos. Até porque conta com a participação do super baixista Steve DiGiorgio pilotando os graves da banda. Apresenta momentos de peso e momentos mais cadenciados como ocorre em "Dracula". Então podem escutar sem medo, recomendo principalmente à quem gosta de filmes de terror e experimentalismo musical. A seguir os vídeos das duas que mais chamaram a minha atenção, "Wolf" ao vivo e "Jekyll & Hyde" somente a música. Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário