6 de julho de 2010

Cinema - Europa (1991)

Por: Lucas Sá

"Europa" é o terceiro filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier, foi com ele que seu nome praticamente se instalou como parasita na língua dos cinéfilos. O filme ganhou o prêmio do Júri no festival de Cannes e Melhor filme no Festival de Sitges. Ao contrário de seus futuros filmes que implementavam total desapego às técnicas de filmagem e efeitos este é o que mais se utiliza das mesmas.

O jovem americano Leopold Kessler vai para a Alemenha no ano de 1945, logo no fim da II guerra, lá ele reencontra o seu tio e passa a trabalha na empresa de trens Zentropa. Nesse meio ele passa a vivenciar em uma Alemanha destruída e ainda com resistências nazistas, como os grupos terroristas chamados de "Lobisomens" com quem ele acaba se envolvendo inconscientemente.

O telespectador é convidado a adentrar no mundo da "Europa" pós II guerra. Logo no início da película um narrador nos conduz por trilhos de trens em movimento em uma contagem de 1 a 10 em uma tentativa de nos hipnotizar com suas palavras. Isso ocorre em vários momentos, e assim ele vai nos conduz para uma "Europa" arrasada e angustiada, esse sentimento nos é passado pela fotografia em preto e branco. Trier utiliza a interação do preto/branco com as cores em algumas cenas implementando um efeito de contraste com a realidade que os personagens estão inseridos. Uma cena em particular em que o dono da Zentropa se mata com uma navalha em uma banheira é o melhor exemplo dessa técnica.

Os detalhes de cena do filme são de impressionar. Essa característica foi sendo deixada de lado por Lars Von Trier criando assim o movimento Dogma 95, onde os realizadores adeptos não poderiam usar iluminação artificial, câmera conduzida por equipamentos, entre outras regras. Os seus filmes "Os idiotas" e "Dançando no escuro" são introduzidos nas regras do Dogma 95, que em suas primeiras cenas já podemos perceber as diferenças na utilização de equipamentos para deixar o filme "Bonito" aos olhos.

"Europa" foi relançado recentemente pela produtora de dvds Platina Filmes, agradeço por terem lançado esse ótimo filme depois de tantos anos...

" Sabe, dizem que o lobisomem só é lobisomem à noite.
A luz do dia é um ser humano"

Um comentário: