5 de julho de 2010

Cinema - O Homem de Palha

Por: Lucas Sá

O Homem de Palha ao meu ver é um dos melhores filmes já feitos desde o início da invenção do cinematógrafo. O filme é uma mixagem de Horror, Romantismo, Erotismo e Musical! (isso MUSICAL! ) que funciona do princípio ao fim.

Agora eu vou contar a minha historinha com o filme. Como de costume, quase todo santo dia eu ia na locadora de minha amiga (Thays Andrade) comprar filmes, eles vendiam filmes originais por 5 ou 3 reais (impressionante né ?) Eu sempre ficava de lá pra cá olhando os dvds nas prateleiras para escolher um para eu comprar. O dinheiro era (e continua sendo) sempre sofrido para conseguir comprar esses filmes, eu saía vasculhando a casa inteira juntando moedas de 10, 25, 50 centavos até conseguir pelo menos uns 3 reais. Enfim, nesse dia eu não estava só, eu estava com...minha mãe! "A Senhora do Dinheiro" então eu podia escolher não apenas um filme, mas dois filmes!
Desde sempre eu olhava o dvd de "O Homem de Palha" e nunca me agradava, a capa da edição brasileira era tão trash que eu ficava com medo de comprar e me arrepender, mas como eu tinha um bônus de dois dvds nesse dia eu resolvi dar uma chance ao filme, e para quebrar minha cara de novo eu acabei vendo o meu filme favorito até o momento, assim como eu fiz com o "Thriller - Um Filme Cruel". Vejam esse filme!

Um detetive ex-padre vai até uma aldeia isolada para investigar o desaparecimento de uma garota local, lá ele descobre muito mais do que deveria saber e acaba se deparando com as loucuras e crenças desse povo, que vai desde sua educação escolar até rituais com relação a cultura Grega.

O filme de início não nos revela nada de surpreendente. Começa de forma honesta nos guiando de forma padronizada, mas o roteiro se transforma logo quando entra em um bar. Lá tem vários nativos que começam a cantar e a provocar por meio de palavras o detetive, é também onde somos apresentados à bela filha do proprietário do bar (interpretada pela Ingrid Pitt, uma das musas da produtora Hammer). Logo em seguida ela protagoniza a cena mais bonita e interessante do filme, onde ela dança e canta nua ao lado do quarto que divide ela do detive (padre), numa tentativa de seduzir o visitante virgem. A música cantada por ela é a incrível '' Willow's Song ''.
O filme nasceu da insatisfação do diretor Robin Hardy com os filmes da produtora Hammer que no início faziam bons filmes (vários clássicos do terror) mas que com o passar dos anos foi se fixando na mesmice. Ele resolve então inovar o gênero com seu filme de estréia, deixando de lado o teatro e se dedicando totalmente ao cinema, criando assim uma das obras inglesas mais importantes dos anos 70. E ele já está dirigindo uma continuação de sua obra, quase 40 anos depois, o nome desse novo filme é " The Wicker Tree", já tem até algumas imagens na internet do set.

Só pra deixar claro uma coisa, fizeram em 2006 uma refilmagem do filme com Nicolas Cage, o nome que colocaram aqui foi "O Sacrifício". Eu peço de joelhos que não vejam essa refilmagem, é absolutamente ridícula comparada a original de 1973.
Uma curiosidade que eu queria mencionar também é um cd que o Iron Maiden fez baseado no filme com o título de " The Wicker Man" (o mesmo nome do filme), enfim quem pode falar melhor desse cd é o Lucas Abreu.


Por: Lucas Abreu

Aproveitando a deixa de Lucas Sá, vou falar brevemente da música do Iron Maiden. Na verdade, não foi um álbum como dito pelo amigo aí em cima. É uma música do álbum "Brave New World(2000)" que trata do filme já citado. Esse álbum também marca a volta de Bruce Dickinson e Adrian Smith ao line-up da banda. "The Wicker Man" é sem dúvida o ponto alto deste álbum! Conta com um solo de guitarra do Adrian Smith de fazer chorar. E ela tem clip também, apesar dos efeitos meia-boca, é um dos clips da Dama de Ferro que eu mais acho legal! Tem até o espantalho, boneco gigante ou seja lá o que for que aparece no filme! Não só a música, mas o álbum também vale muuuuuuito à pena dar uma conferida, fiquem aí com o clip de "The Wicker Man"!

P.S.: Fico me perguntando porque cargas d'água o Bruce fica balançando aquele balão(?) enquanto canta...


Nenhum comentário:

Postar um comentário