2 de setembro de 2011

O cenário genérico do rei

Por: Lucas Sá

O uso de uma mesma paisagem, cenários abertos e naturais em filmes é algo corriqueiro na arte cinematográfica. Imagens da Torre Eiffel e ruelas variadas no novo Meia Noite em Paris de Woody Allen não é mais nenhuma novidade, ou como também as clássicas cenas filmadas de helicóptero que dão um giro em volta da estátua da liberdade com uma música triunfante de fundo. Essas são imagens que nos remetem a um lugar comum, são símbolos de uma nação, de seu avanço, todos queremos mostrar nossos monumentos, mesmo que repetida vezes! Viva! Viva!

Mas voltando a algo mais recluso. Uma casa, uma rua, e vários artistas. O que a casa número 33 da Rua Portland Place, em Londres, teria de tão especial além de sua beleza georgiana?

No oscarizado e mediano O Discurso do Rei, grande parte das cenas se passam em uma sala da casa número 33. A parede do fundo descascada, é o que parece ser, é algo significativamente belo de ser visualizado, e sem dúvidas é uma das imagens que ficam e permeiam na consciência do espectador que vê o longa de Tom Hooper. Mas essa mesma sala e parede (principalmente ela!) também foi motivo de curiosos notarem certas semelhanças de locação em outros filmes e clipes musicais já realizados. A notícia que se espalhou no período de lançamento do longa foi que a casa já tinha sido utilizada como locação em um filme pornô gay do site U.K. Naked Men, intitulado de Snookered, algo como uma mesa de bilhar, móvel que serve como cama para os dois homens no filme. Outro caso menos caótico foi no clipe da música ''Rehab'', da já falecida Amy Winehouse.

Tá, isso já passou, todo mundo já sabe... Mas o que me faz escrever essa postagem, é que sem pretensão nenhuma eu estava vendo um clipe de uma banda inglesa que a tempos não via e acabei me deparando com o mesmo "caso" mais uma vez. As The Pipettes era um trio de belas garotas, agora é uma dupla, que utiliza da estética e sonoridade dos anos 60, acompanhada por letras bobas e infantis. Em 2010 a banda se desmanchou e voltou apenas com duas integrantes, do qual o nome não me lembro no momento, mas lembro que são bonitas! As The Pipettes, em sua nova fase, se desapegaram em parte de sua imagem retrô, anulando as roupas de bolinha e as coreografias repetitivas que faziam durante os shows ao vivo. O clipe da música "Stop The Music" (clique aqui para ver), da nova fase da banda, que vi há uns dois dias por um caso no youtube.com, utiliza adivinhem o que como cenário central?! A maldita casa número 33 da rua Portland Place, em Londres!
Parede da casa nº 33 em O Discurso do Rei

Parede da casa nº 33 em Stop The Music, The Pipettes

Parede da casa nº 33 em Snookered, filme pornô

Parede da casa nº 33 em Rehab, Amy Winehouse

Nenhum comentário:

Postar um comentário