8 de julho de 2011

O Desprezo de Mario Bava

Por: Lucas Sá
O Desprezo (1963) - Dir: Jean Luc Godard

Seis Mulherer Para Um assassino (1964) - Dir: Mario Bava

Estava vendo um dos primeiros filmes a carregar características do Giallo, gênero Italiano com influências do cinema Noir e da literatura policial dos anos 60. O filme em questão é do Sr. Mario Bava, Seis Mulheres Para Um Assassino. Durante uma cena a câmera passa por uma escada que ao fundo pode se ver um parede de pedras, mas não foi só isso que me chamou a atenção para essa cena. Eu parei o filme e fiquei pensando onde eu já teria visto aquela mesma imagem... No mesmo ângulo e no mesmo cenário. Em torno de dez minutos matutando minha mente eu descobri! E a cena é semelhante a nada mais, nada menos do que um dos filmes mais emblemáticos do Godard, O Desprezo, com a bela Brigitte Bardot. Não posso afirmar se foi coincidência ou proposital essa escolha do diretor, mas fazer uma ligação dos filmes do Bava com os do Godard é de certa forma interessante, já que ambos atuam em ideais divergentes em relação ao cinema de "atração". O Desprezo é de 1963, já o filme de Bava, Seis Mulheres Para Um Assassino, é de 1964, datas muito próximas. Talvez Bava tenha assistido as incríveis cenas, esteticamente perfeitas, da casa no campo de O Desprezo e tenha se inspirado para usar a mesma locação.... Ou seria apenas mais um dos cenários já reutilizados inúmeras vezes dos estúdios da Cinecittà?

2 comentários:

  1. Senti muita vontade de assistir esse filme, mas desde que vc, se foi não tenho mais animo pra assistir filmes, me da sono, e depois não tem com quem comentar, mas seria egoismo te pedir pra voltar!!!! beijos,

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHA
    Eu lembro desse dia! A tia Ana tava la também. HAHAHA
    A senhpra tá bem sentimental né? Fim do ano já tá chegando Bartira!

    ResponderExcluir