5 de junho de 2011

O ocultismo de Aleister Crowley na cultura popular

Por: Airton Rener

Quem curte Ozzy Osbourne provavelmente já tenha escutado o clássico "Mr.Crowley" do álbum Blizzar of Ozzy de 1980. Mas, afinal, quem seria o tal de Mr. Crowley? Talvez seja essa a musica mais famosa e explicita a fazer claramente referencia a uma das personalidades mais inspiradoras no universo oculto na cultura popular, principalmente no Rock and roll. Edward Alexander Crowley, ou melhor, Aleister Crowley nasceu em Warwickshire, na Inglaterra em 1875. Veio de uma família abastada das mais puritanas seitas cristãs da época, chamada de Irmãos de Plymouth, que impunha uma doutrina religiosa o mais rigoroso possível.

A genialidade dele aflorou desde cedo. Aos 4 anos de idade já lia a Bíblia e aos 6 já era um excelente jogador de xadrez. Ainda pequeno aprendeu hebraico, grego e latim. E não demorou muito pra se interessar pelo ocultismo. Com 25 anos foi admitido na Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn), uma sociedade de culto e da Inglaterra, onde foi lá que iniciou diversas modalidades de ocultismo como magia cerimonial, cabala (Kabbalah), consagração de talismãs, invocação de espíritos, entre outras.

Ao decorrer de sua carreira, Aleister Crowley se tornava mais cético, criticava e apontava para religiosos varias incoerências bíblicas, aumentando assim, o seu repúdio pelos valores morais, doutrinários e manipuladores do cristianismo. Seus pensamentos se aliavam perfeitamente aos do proeminente filosofo alemão Friedrich Nietzsche, autor do clássico O Anticristo, obra publicada em 1895 que — diferente de que se pode imaginar — não se refere à figura bíblica 666, mas sim pela pessoa avessa as morais do cristianismo. Provavelmente, por esse motivo o anticristão Aleister Crowley se autodenominou como "A Grande Besta" causando polêmicas para sociedade reprimida do século XIX. Ele expressa seu ódio a Jesus Cristo em The World´s Tragedy (A Tragédia do Mundo):

"Não quero discutir as doutrinas de Jesus, elas e somente elas, degradaram o mundo à sua condição atual. Considero o cristianismo não somente a causa, mas também o sintoma da escravidão."

Numa época onde atos homossexuais eram considerados ilegais e punidos, Aleister Crowley era bissexual assumido e com uma atividade sexual vigorosa. Participou de orgias e teve atividades sexuais com homens e mulheres, tendo com os primeiros relações onde desempenhava o papel passivo durante o sexo anal. Aleister, sem dúvidas, era um jovem controverso. Foi considerado como o homem mais perverso do mundo e suas atitudes e seus pensamentos equipavam uma nova geração que estava por vim.

Crowley era um mago culto e satânico, escreveu varias prosas e poemas, sendo muitos de conteúdos pornográficos e outros de conteúdos revolucionários. Liber 333 (Livro das Mentiras) e Liber AL vel Legis (Livro da Lei) foram suas obras mais importantes e são até hoje muito procuradas, sendo a última considerada o texto sagrado de Thelema, uma doutrina ou filosofia religiosa difundida por ele em 1904. É no Livro da Lei que se encontra suas celebres frases "Faze o que tu queres será o todo da Lei" e "Amor é a lei, amor sob vontade". A primeira prega um dos principais fundamentos de Crowley que se refere a libertação daquilo que te impõe e te induz a fazer algo que seja contra tua vontade. A última frase é o slogan do movimento pacifista Flower Power pregado pelos Hippies dos anos 60 contra a Guerra do Vietnã.

Os Beatles sempre estiveram à frente de seu tempo. Foram eles os primeiros a citar Crowley na cultura popular. O disco Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band (1967) embora não muito popular, é considerado como o álbum mais influente na historia do Rock, é na capa deste álbum que se encontra diversas imagens de personalidades influentes, incluindo o mago Aliester Crowley, como se pode observar ao lado. John Lennon, em uma entrevista, afirmou que "toda a idéia dos Beatles" era do famoso ensino 'Faça o que você quiser', de Crowley.

O guitarrista da banda britânica Led Zeppelin, Jimmy Page, fanático pelo mago, comprou a Abadia de Thelema, um castelo de Crowley. Logo depois desse evento, segundo boatos, surge o chamado "Maldição do Led Zeppelin” cuja frase se refere às tragédias acontecidas na banda no auge da carreira como a morte do filho do vocalista Robert Plant e a morte do baterista John Bonham que foi sufocado pelo próprio vomito. E sem que as pessoas que assistiam aos seus concertos soubessem, Jimmy Page realizava rituais aprendidos de Crowley durante algumas apresentações do Led Zeppelin.

O precursor do movimento Rock no Brasil, Raul Seixas, é outro crowliano, suas canções mais famosas "A lei", "Sociedade Alternativa", "Novo Aeon" e "Loteria de Babilônia" apresentam diretamente como referencia, Crowley e suas filosofias. Junto com Paulo Coelho, Raul pretendia criar a "Sociedade Alternativa", baseada no "Livro da Lei" de Aleister, onde "Faz o que tu queres, há de ser tudo da lei".

"-O número 666
Chama-se Aleister Crowley

"Viva! Viva!Viva! A Sociedade Alternativa"
-Faz o que tu queres
Há de
ser tudo da lei
"Viva! Viva!Viva! A Sociedade Alternativa"

-A Lei de Thelema
"Viva! Viva!"Tre
cho da letra "

[Sociedade Alternativa - Raul seixas]

O vocalista da banda The Doors, Jim Morrison, seguidor de Aleister Crowley, morreu misteriosamente em 1971, época em que ele estava no seu ápice do ocultismo. Segundo estudiosos da banda, Jim e sua noiva se casaram em uma cerimônia na religião Wicca, de pé sobre um pentagrama desenhado no chão e bebendo um o sangue do outro. Morrison admitia que Satanás fosse a fonte de sua música:

"Encontrei o Espírito da Música... Uma aparição do diabo em um canal de Veneza. Correndo, eu vi um Satã ou um Sátiro, movendo-se ao meu lado, uma sombra em carne da minha mente secreta..."

[The Lost Writings de Jim Morrison, pg 36-38]


Se tem uma personalidade tão "oculta" e tão influente na cultura popular, esse alguém com certeza seria Aleister Crowley. O tema sombrio de bruxaria e satanismo do Black Sabbath veio das idéias do nosso tão plausível mago. Há uma infinidade de bandas que seguem o pensamento crowliano como as mais famosas Rolling Stones e Iron Maiden. Até o inovador do rock dos anos 70, David Bowie, também teve influencias do pensamento liberal do mago nas suas composições. E não é por nada que a cantora excepcional Lady Gaga anda revolucionando o gênero tão banalizado POP adotando uma postura anticristã em diversas de suas apresentações, além de defender a liberdade no geral. Viva Crowley!

4 comentários:

  1. 93

    Muito boa a matéria. Teria muita mais coisa para escrever. Mais no geral ficou ótimo.

    93,93/93

    ResponderExcluir
  2. Realmente, O conteúdo está um pouco limitado. Mas me esforcei ao máximo pra escrever essa postagem, não queria me estender muito. Agradeço pela sua visita, próxima vez tento fazer uma postagem mais caprichada. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Exelente sua postagem!!!!!Gostaria de saber mais sobre o Assunto e os Misterios que nos cercam e muitas veses nao entendemos...

    ResponderExcluir
  4. Crowley me fascina assim como o Rock, apesar de ser reprimido em casa por estudar esse homem e gostar de ler textos assim como os de Madame Blavatsky e realmente a meteria ficou ótima, ja li uns trechos no blog do Danizudo. De Parabéns !

    ResponderExcluir