19 de maio de 2011

As Mulheres de Lars Von Trier...

Por: Lucas Sá

As mulheres de Lars Von Trier.... Mulheres carregadas de inocências e punidas por isso, ás vezes, se tornam ferozes, no sentido mais carnal da palavra. Seus corpos e razões são falsas em todas as ações, são bipolares, escondem seus instintos originais utilizando suas bondades aparentes. Elas matam... Elas torturam... Elas são estupradas... Elas morrem. como diria Charlotte Gainsbourg em Anticristo:

"Uma mulher que chora, é uma mulher traiçoeira.
Falsa nas pernas, falsa nas coxas.
Falsa nos peitos, dentes, cabelos e olhos.
Abrece-me! Abrece-me!"


A APAI.XON.ADA - Bess McNeill (Emily Watson) em Ondas Do Destino (1996)
A IDIOTA - Karen (Bodil Jørgensen) em Os Idiotas (1998)
A CEGA - Selma Jezkova (Bjork) em Dançando no Escuro (2000)A GANGSTER - Grace Mulligan (Nicole Kidman) em Dogville (2003)A ABOLICIONISTA - Grace Mulligan (Bryce Dallas Howard) em Manderlay (2005)A FEMINICIDA - Ela (Charlotte Gainsbourg) em Anticristo (2009)A NOIVA (?) - Justine (Kirsten Dunst) em Melancolia (2011)

4 comentários:

  1. essas mulheres são falsas inocentes assim como o machismo patriarcal sempre propôs; mas elas não deixam de ser humanas por isso. E esses sentimentos puramente mortais que tentam aflorar é o que as tornam tão belas dentro de um roteiro bem elaborado. Lars denuncia a hipocrisia maniqueísta que serve para conter a subjetividade dessas mulheres, e mostra enfim que ser mto bom, mto puro é tão mentiroso quanto destrutivo para qualquer um.

    Isso me fascina!!!!

    ResponderExcluir
  2. E são apenas algumas das infinitas possibilidades de ser, com que nos maravilham em suas expressões multifacetadas e ilusórias...

    ResponderExcluir
  3. Carlos obrigado pelo comentário!
    Em breve farei mais sobre outras mulheres... De outros diretores... De outros filmes...

    Até!

    ResponderExcluir