10 de abril de 2011

Música - Metal Opera

Por: Luca Abreu

Era uma vez um jovem vocalista que teve uma sacada brilhante: Por que não fazer uma Opera de Metal? E a partir daí um monte de gente já sabe, surgiu o Avantasia ou Tobias Sammet's Avantasia. Que já está no seu quinto álbum de estúdio e já teve a participação de uns 40 músicos em seus álbuns, EPs e um dvd ao vivo. Não é preciso dizer que a MAIORIA das bandas ou projetos costumam começar com álbuns bons e que deixam sempre o ouvinte querendo mais... Pois é, o Avantasia não foge à regra. O mesmo tem os seus 2 primeiros álbuns e o terceiro(talvez) como, o que eu chamo, essenciais. The Metal Opera I e II são álbuns com ótimas músicas, boas melodias, bons refrões e coros, o enredo é bem intrincado com os vocalistas participantes dando o feeling necessário à cada personagem.

Pois sim, depois desses dois clássicos(ué, porque não???) parece que a coisa desandou e Tobias parece que quis deixar o Avantasia mais mainstream e então a coisa acabou ficando enormemente chata com Sammet querendo ser o Bon Jovi germânico. Eu já não sou um grande admirador do trabalho do Bon Jovi e essa mudança de direcionamento acabou contribuindo para uma retumbante decepção em relação ao Avantasia. Tsc, mas é a vida. Então eu pesquisando achei mais uma Metal Opera e com um detalhe muuuuuito relevante: Uma Metal Opera brasileira!!

Soulspell ou Heleno Vale's Soulspell foi feita por esse baterista que tocava em um Avantasia cover e no Blind Guardian cover, o interessante é que ele financia o projeto do próprio bolso e mantém tudo funcionando. Quando ouvi o primeiro álbum do Soulspell, fiquei impressionado com o nível, mas havia um agravante: As músicas enjoavam muito rápido, soavam sempre mais do mesmo. E havia outra coisa que contribuía ainda mais pra isso, o fato de alguns vocalistas terem o timbre muito semelhante. Isso não ocorre no Avantasia, é perfeitamente distinguível os timbres de Andre Matos e Sammet.

Bom, acho que não foi só eu que senti isso ao ouvir o Legacy of Honour(Soulspell), de qualquer jeito Nando Fernandes é o grande trunfo do Soulspell ao lado de Daísa Munhoz que canta de maneira bem inusitada para um álbum de Metal Opera. Depois de algum tempo, mais precisamente em 2010, o Soulspell apresentou um novo álbum: The Labyrinth of Truths. Este trouxe uma evolução técnica gritante em relação ao primeiro disco, parece que os músicos estavam mais à vontade, os timbres mais pesados e uma dinâmica maior nas músicas estão rendendo uma repercussão muito boa.

Muitos sites e revistas especializadas estão dando nota máxima ao Labyrinth e está tendo alguma repercussão na cena internacional devido à presença de artistas internacionais que participaram das gravações, entre eles: Blaze Bayley, Tim Reaper Owens e Jon Oliva. E realmente o Soulspell merece, pois está fazendo muito bem aquilo que se propôs à fazer. Bom, o que nos resta é esperar um terceiro álbum! Então é isso, aí estão os projetos, se você, meu caro leitor, não conhece, esta é uma boa oportunidade! Enjoy!



*
Discografia AVANTASIA:

Álbuns de estúdio
The Metal Opera (2001)
The Metal Opera Part II (2002)
The Scarecrow (2008)
The Wicked Symphony (2010)
Angel of Babylon (2010)

Álbuns ao vivo:
The Flying Opera (2011)
EP: Avantasia (2000)
Lost In Space Part I (2007)
Lost In Space Part II (2007)Singles: "Avantasia" (2000)

DVDs:
The Flying Opera (2011)

* Discografia SOULSPELL:
Legacy of Honour
Labyrinth of Truths(2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário