15 de janeiro de 2011

Cinema - Ginger Snaps (Trilogia)

Por: Luca Abreu
Olá pessoal, hoje vou discorrer sobre a trilogia de um subgênero que eu adoro no cinema: Filmes de Lobisomem!! Tcharan!! Beleza, chega de brincadeira e vamos direto ao ponto, no caso a trilogia à qual eu me refiro é a "Ginger Snaps" . Então vamos "começar pelo começo" , vou separar o post em tópicos para que as coisas não fiquem misturadas e muito confusas:

- Ginger Snaps(2000)
Este filme eu achei o menos pretensioso da franquia, talvez por ter sido o primeiro. Conta com partes e diálogos desnessárias, que servem só pra encher linguiça. O contexto, apesar deste ser um filme canadense, não foge ao padrão habitual dos filmes norte americanos que contam com protagonistas adolescentes, colégios, jovens debilóides, maconha e etc. Até aí o filme não chama atenção alguma. Mas o filme conta com animatronics maravilhosos(eu particularmente prefiro filmes com animatronics à efeitos de CG) o lobisomem é animatronic. Indo para o começo do filme, já tem uma tomada que achei uma das melhores da franquia: O garoto brincando na caixa de areia e encontrando lá a pata decepada do cachorro da casa, após isso aparece o cachorro totalmente massacrado com a mãe do garoto aos gritos!!
Já com este começo eu me empolguei! Logo após isso Brigitte 'B' Fitzgerald(Emily Perkins) faz sua primeira aparição no longa e na sequência Ginger 'Ginge' Fitzgerald(Katharine Isabelle). Estas são as irmãs na qual a trilogia é centrada. As personagens principais vivem em uma família desequilibrada o que leva-as a se unir e bla bla bla, mas não deixa de servir de explicação para o porque delas serem tão unidas. Emily Perkins convence muito bem no seu papel e Katharine Isabelle não é lá essas coisas, mas também tem um bom desempenho. Este é um dos pontos fracos deste primeiro filme: Atores que convecem tanto quanto uma nota de 3 reais. A primeira sequência com o lobisomem ficou muito boa, o diretor John Fawcett soube utilizar as sombras à seu favor(está cena traz uma referência gritante ao ótimo "Um Lobisomem Americano em Londres"). Dá para dar uma olhada no bicho por alguns milésimos de segundo antes dele ser atropelado. Só por aí já dá pra perceber que Fawcett quis inovar na caracterização do bicho. Durante o ataque Ginger fica toda arranhada e mordida e por aí já dá pra perceber aonde a história vai desaguar. Durante esse evento um outro personagem surge, Sam(Kris Lemche), um traficante(ele que atropela o lobisomem), que começa a ajudar Brigitte a encontrar uma cura para a "doença" de Ginger. Porém a transformação- neste ponto eu abro um parênteses: a maldição lupina é tratada como uma doença mesmo, não havendo esperança de o indivíduo retornar à forma humana- afeta, além da fisionomia, a personalidade de Ginger, que acaba se distanciando de Brigitte e virando uma porra louca(literalmente hehehehe). Achei legal como a transformação se dá por etapas, com o aparecimento até de uma cauda(!!!) óssea em Ginger, as mudanças também acontecem no rosto dela e nas suas unhas, que viram verdadeiras garras. Ponto para os maquiadores, em parte. Pois nem toda a maquiagem presente no filme é bem feita. Voltando
ao filme em si, Sam consegue achar uma suposta cura para a "doença" de Ginger e conversa com Brigitte para que eles possam aplicar em Ginger. Eles conseguem capturá-la, porém, durante a viagem, ela sofre a metamorfose completa fugindo da vã de Sam e se escondendo na casa da família. A partir daí o filme fica mais tenso e consegue prender a atenção com o suspense. Sam e Brigitte preparam mais da suposta cura para Ginger dentro de um armário, nessa parte Sam praticamente se oferece em sacrifício! Óbvio que ele morre e o resto já dá pra adivinhar, né? Há quem não goste, mas eu achei o lobisomem muito legal! Durante a sequência Brigitte se infecta para poder levar Ginger para casa e lógicamente para poder haver uma sequência para o longa, não é Mr. Fawcett? hahahaha
Não é um Fiiiiilmee, mas chega a divertir e render alguns poucos sustos. Fica a dica para vocês.

- Ginger Snaps II- Unleashed(2004)

Ah, esse sem dúvida alguma é o melhor filme da franquia! Neste o diretor é Brett Sullivan e a roteirista é Megan Martin. Essas mudanças foram muito boas para o filme, que amadureceu de forma surpreendente. O roteiro ficou mais enxuto e a direção mais concisa e com tomadas mais precisas. Neste Ginger Snaps temos uma Brigitte bem mais madura(todos os merecidos méritos à Emily Perkins), que descobre que a suposta cura para a licantropia não passa de um meio de retardar a tranformação temporariamente. Ela é assombrada constantemente pelo fantasma de Ginger(mais uma referência ao "Um Lobisomem Americano em Londres") e perseguida por um lobisomem que deseja usá-la para meios de perpetuação da espécie(hahahaha). Logo nos primeiros 30 min o lobisomem faz a sua primeira vítima e Brigitte acaba indo parar em uma clínica para garotas viciadas, lá ela acaba sendo privada da sua cura temporária. Na clínica ela conhece Ghost(Tatiana Maslany), que acaba se tornando uma espécie de aliada na sua busca por uma saída de lá . Tatiana Maslany faz um papel que aparentemente parece simples, mas que no decorrer do filme vai se mostrar mais complexo do que parece. O elenco desse filme dá uma notável melhorada em conjunto com a fotografia que opta pelo cinza, preto e branco, dando um visual mais tenso à película. Voltando, Brigitte e Ghost conseguem escapar por pouco do lobisomem e vão se refugiar na casa da avó de Ghost. Ah, o lobisomem sofre uma transformação em relação ao primeiro filme. Ele ganha mais pêlos chegando à lembrar mais uma vez "Um Lobisomem Americano em Londres", ficou muito bom e sem efeitos de CG!!! Conferindo um ar mais real à criatura. As maquiagens estão muito trabalhadas também, a maquiagem de brigitte durante a transformação ficou 10. Na casa da avó de Ghost se dá o último confronto com o lobisomem e algumas mortes é nesta última parte que Ghost vai realmente mostrar quem é de fato. Não vou contar o final desse, porque o final é simplesmente espetacular. Um dos finais mais bem bolados que eu já vi! Ah é interessante vcs notarem que em ambos os filmes alguém sacrifica a vida para salvar a de Brigitte. Este é um dos inúmeros pontos de ligação entre a trilogia. Vale muito a pena dar uma olhada neste Ginger Snaps!

- Ginger Snaps III - The Beginning(2004)

Na minha opinião, esse filme é a prova documentada de que nem sempre com um orçamento e verbas boas é possível fazer um longa criativo e que chame a atenção. Nem vou discorrer muito sobre ele. Como diz o título, esse filme vai contar tudo desde o começo, como as irmãs são predestinadas a se envolverem com lobisomens e terem suas vidas estragadas. Este terceiro filme mantém a qualidade, em relação à maquiagem, efeitos e elenco, do segundo filme. Porém, parece uma espécie de Van Helsing às vezes!! Aquele índio mata praticamente todos os lobisomens sozinho!! TODOS!!! Ele é simplesmente o Hugh Jackman de chapinha! E eu não sei Whata hell acontece com as irmãs(Ginger e Brigitte) nesse filme, às vezes ambas parecem duas lesadas! Fiquei decepcionado, a não ser pela parte do menino lobisomem(que parece o Quasímodo depois de um acidente de trem!) e o drama vivido pelo pai dele na hora de matá-lo. Ah e olha só esse furo: o guri, ao morrer, cai dentro do poço do forte, então?? Como é que todo mundo lá não virou lobisomem???? Como?? Esses furos são revoltantes, pois é. E também, se todos os moradores do forte viraram lobisomens e estão dentro de suas casas, como eles não saíram lá de dentro????? Lobisomens quebram portas! e janelas!! Ah, neste filme acontece a mesma coisa dos dois anteriores ou seja, alguém se sacrifica para salvar Brigitte. Uma coisa legal foram as sanguessugas, putz achei muito bem pensado!! Uma tomada boa é quando a Ginger vira uma espécie de lobisomem chefe e vai para o portão, cara essa parte achei muito legal!! Lembra umas HQs que eu tenho aqui e que apareceram no segundo filme. Esse filme não deixa de ser divertido em alguns momentos, apesar de ser tedioso na maior parte do tempo. Na verdade a minha principal distração, durante o filme, foi a torcida que eu estava fazendo para aquele capitão da guarda escroto morrer de alguma forma. Na verdade ele é o sujeito mas abusado do filme(todos os méritos para o ator que o interpreta).O final é mais uma vez óbvio e fica na cara. Só não adivinha quem não quiser. Em suma, esse daqui perde é feio para o Unleashed. Entretanto, consegue superar o primeiro em vários quesitos. Vale assistir só para poder compreender como tudo começou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário