16 de janeiro de 2011

Filmes que vimos essa semana que você deveria ver, ou NÃO!

Por: Lucas Sá e Lucas Abreu

Jogador Misterioso - 2003 (Nota 5,0)
Dir: Dario Argento
Não sei o que aconteceu com o Argento. Seus filme dos anos 2000 pra cá são terriveis, Jogador Misterioso é um exemplo. Argento não utiliza praticamente nada do seu estilo, o assassino neste filme tem ações bobas para matar. Ele mata atráves de um jogo online de pôquer, se você perder a vítima morre. Até parece interessante, mas Argento mostra isso com tanta estupidez que o seu famoso suspense se evapora. A mídia de gravação utilizada é estranha e não favorece as cenas de tensão. Os takes de voeyrismo são mal aproveitadas e o giallo, esquecido. O que permanece ainda do estilo do velho Argento é a trilha sonora (meio eletrônica) e a temática, ou seja, os assassinos em série.


Vicky Cristina Barcelona - 2008 (Nota 8,0)
Dir: Woody Allen
O filme mais charmoso de Woody Allen. A beleza de Barcelona e suas imagens se implementam nos personagens e deixam o filme leve, mas ao mesmo tempo sensual. Allen depois de Match Point decediu deixar de lado Nova York, a sua amada capital, para explorar outros países que ás vezes se tornam bem mais interessante do que a maciva e macisa Nova York. Penélope Cruz está ótima. Não sei não, mas o woddy Allen nesse filme teve forte influência de Almodóvar. Os atores escolhidos, Barcelona, o espanhol falado exageradamente se encaixam na estética de Almodóvar, mas como sempre Woody Allen sempre pega mais leve em assuntos mais sérios. A trilha sonora é bem escolhida, se destacando a música "Barcelona", da banda Guilio Y Los Tellarini.

Baadasssss! O Retorno de Sweetback - 2003 (Nota 7,5)
Dir: Mario Van Peebles
O filme conta a história do diretor Melvin e seu filme mais pôlemico que iniciou a enxurada de filmes Blacksploitation, filme este que tem o singelo nome de Sweet Sweetback's Baadasss! Song. Baadassss! foi dirigido e protagonizado por seu filho Maria Van Peebles, o longa revela de forma inteligente e bem humorada a luta para se fazer um filme independente nos anos 70. Sweetback revolucionou o cinema, com a implementação do negro no cinema, este que antes (e ainda continua) sendo visto como subalterno de alguém superior. Mario faz a fusão de ficção com documentário, fazendo umas espécie de jogo entre os dois gêneros. Uma bela homenagem ao seu pai. Uma bela homenagem ao cinema dos anos 70.


Entreatos - 2004
(Nota 7,0)
Dir: Joao Moreira Salles
Documentário exclusivo sobre a vida e os detalhes da eleição de Lula antes de assumir a presidência. João Moreira Salles, fiel seguidor de seu mentor Eduardo Coutinho, nos entrega um material que provavelmente grande parte da poplulação que votou em Lula nunca viu. João Salles mostra com passividade as etapas de Lula até chegar ao poder, além de captar entrevistas e discussões políticas íntimas do presidente. É em meio a viagens, comícios e gravações de programas eleitorias que Lula revela sua opnião crítica sobre os principais problemas do país. João Salles foca em determinadas passagens a invasão e a perda da privacidade de Lula a medida em que ele chega perto de seu objetivo. Isto pode ser visto na sublime sequência final, onde Lula é cercado por milhares de fotógrafos na entrada de seu prédio ao saber que venceu as eleições.

Os Estranhos - 2008 (Nota 7,0)
Dir: Bryan Bertino
Baseado em fatos reais, ocorridos em 2005 com um casal em uma casa de campo. Os estranhos é um filme simples que esbarra em clichês do gênero a todo tempo, mas a grande surpresa é a tensão gerada no espectador a cada instante. As cenas iniciais do longa são fundamentais para que o roteiro funcione, elas estão centradas no relacionamento do casal principal. A forma como Bryan conduz essas cenas são tão bem estruturadas que o espectador se apega ao casal de imediato, e teme pelas situações de horror vividas ao longo da noite. O resto é suspense e uma história nada original com um final nada convencional (contraditório, não?), mas que gera ânsia no espectador. Meritos pela atuação de Liv Tyler.





Passageiros - 2009
(Nota 3,0)
Dir: Rodrigo García
Filme meio sem pé nem cabeça. Espíritos que dirigem carros??? Como assim??? E eles ainda fod**@#$!!! Isso é muito complexo pra mim... me decepcionei com o final. Quando chega no meio do filme, você já sabe o final --' . Mas ele diverte por uns 15 minutos.







O Dia Em Que A Terra Parou - 2008
(Nota 4,5)
Dir: Scott Derrickson
Remake de um filme lá de mil novecentos e carne de porco. Adoro os filmes do Keanu Reeves(engraçado como ele tem nome de ET, né? Klaatu, Keanu...). É um filme que se não fossem os efeitos meia boca e o filho do Will Smith, provavelmente iria valer alguma coisa e subir 1,5 na nota ha ha ha.






Um comentário:

  1. Blasfêmia! Blasfêmia!
    Como pode o mestre Woody Allen ter sido influenciado por Almodóvar? Como?
    Os filmes de Almodóvar é uma copia disfarçada dos filmes de Woody Allen.
    Agora que Woody Allen é puxa saco de Nova York é verdade.

    ResponderExcluir