16 de outubro de 2010

Rainbow - Rising(1976)



Por: Luca Abreu


Olá! Depois de um tenebroso inverno(não, não foi o Fimbull Winter) eu voltei com algumas postagens de música! Tenho direcionado mais minha atenção para alguns projetos pessoais, mas nem por isso me esqueci do blog! So, let go!

Sabe essas músicas ou bandas que por mais que sejam antigas continuam atuais tanto na sonoridade imprimida ou quanto aos temas tratados nas músicas? Pois é, há algum tempo atrás eu escutei o primeiro álbum solo de Ritchie Blackmore(ex-deep purple), que depois viria a se tornar uma banda. Particularmente, acho que a escolha dos timbres foi de muito bom gosto, apesar da mixagem ser velha que só o cão. Mas uma das coisas mais fodas desse cd é o Dio cantando, simplesmente ele despeja feeling e aquela interpretação marcante que só ele era capaz de fazer em cada composição. O baixo está mt audível e pelas linhas que o mesmo executa percebe-se logo de cara que o baixista não está lá para fazer mímica, Cozy Powell faz a viradas até então inéditas para aquela época e seu entrosamento com o baixo estrapola qualquer virtuosismo indejável.

Vamos às músicas! Destaque para Tarot Woman, Starsruck, Stargazer e Comi' Home(a light in the black), como foi lançado em vinil, na época, o "cd" só tem 6 músicas. De cara Richie manda "Tarot Woman" com teclados "futuristas"(sempre que escuto esse tipo de efeito eu me lembro de OVNI's hsuhsuhaushuahs) Richie executa um riff simples porém marcante que irá se repetir no decorrer da música o mesmo acontece com "Starstruck" que além disso conta com a cozinha da banda detonando. É possível ouvir as cavalgadas do baixo em sincronia com o bumbo da bateria perfeitamente e Dio detonando nos vocais! "Do You Close Your Eyes" é sem dúvida uma das mais animadas(não sei porque imaginei os Beatles tocando ela xD) com um riff que eu considero bem hard rocker. Daí vem "Stargazer" que entra de novo com aqueles teclados beeem "futuristas"(sim, OVNI's de novo) e depois com Powell detonando na batera a música mantém um tom meio melancólico e até mesmo épico durante a execução talvez devido à permanênca do teclado fazendo tema o tempo todo.

O que mais me chama a atenção é como os riffs acompanham a linha vocal e às vezes Dio executa linhas independentes dando a dita atualidade à este álbum! "Comin' Home(a light in the black)" é a mais heavy do álbum, com uma pegada mais metal mesmo. E o riff deixaria, com certeza, Dave Murray morto de inveja ahahahaha, nessa música Blackmore faz um puta solo! E a base do solo não decepciona mais uma vez Dio está sem comentários, mostrando porque foi considerado o 'Frank Sinatra' do Heavy Metal pelo Regis Tadeu em uma coluna recentemente. Em suma, Rainbow é uma audição obrigatória para todos que curtem o bom e verdadeiro rock na face da Terra!
Set List:
01 - Tarot Woman
02 - Run With The Wolf
03 - Starstruck
04 - Do You Close Your Eyes
05 - Stargazer
06 - Comin' Home(a light in the black)

Para degustação "A light in the black" e "Stargazer":







Nenhum comentário:

Postar um comentário