10 de julho de 2010

Trilha - Um Beijo Roubado

Por: Lucas Sá

Wong Kar Wai é um dos diretores atuais mais queridos pelo público e uma das coisas que ele sabe fazer de melhor é a escolha das trilhas sonoras para seus filmes (e cenas em câmera lenta), as músicas que são executadas em "Um Beijo Roubado" ( My Blueberry Nights) dão um tom nostálgico às cenas, apartir delas o diretor passa os sentimentos dos personagens.

A trilha sonora neste caso salva o filme em vários momentos... ou melhor, ele dá uma "ajudinha" na atuação da iniciante cantora/atriz Norah Jones que foi convidada pelo diretor para protagonizar o longa. Norah é uma cantora de jazz que eu admiro muito, sua voz é suave e ela a empresta para uma das canções do filme, a bela "The Story", se tornando o tema principal da personagem Elizabeth (Norah Jones).
Norah Jones - The Story


Outra Música arrastada e melancólica é "The Greatest" interpretada pela cantora Cat Power, que além de participar da trilha atua em uma pequena cena ao lado de Jude Law sendo sua ex-namorada (interessante a cena até), ela integra outra canção que é "Living Proof".
Cat Power - The Greatest


Entre todas, a que se destaca mais é "Try a Little Tenderness" do cantor de soul Otis Redding. A música é tema do bar onde Elizabeth trabalha durante algum tempo em uma cidade pequena no interior dos EUA, lá ela presencia um conflito amoroso entre Sue Lynne (Rachel Weisz) e Arnie (David Strathirn). A música carrega todo o ódio desse relacionamento e toca exaustivamente no bar, a voz de Otis segue em um ritmo que só ele sabe fazer; já escutei vários covers dessa canção e nenhum consegue transpor a emoção que ela passa na versão original.
Otis Redding - Try a Little Tenderness


Wong Kar Wai adora colocar em suas trilhas músicas famosas de outros países, como em "Amores Expressos" onde ele utiliza a música "California Dreamers" da banda Norte americana The Mamas and The Papas. Em "Amor á Flor da Pele" ele incorpora na película a canção espanhola "Quizás, Quizás, Quizás" e no "Felizes Juntos" ele usa Caetano Veloso com a famosa "Cucurrucucu Paloma". As duas últimas músicas citadas tocam também em dois filmes do Pedro Almodóvar , "Má Educação" e "Fale com Ela", coincidência NÃO ?

2 comentários:

  1. Realmente as músicas desse filme são mto nostálgicas... mas só pra determinadas gerações .__. É uma questão de Chronos \z

    ResponderExcluir
  2. "Um beijo Roubado" é legal, mas nada melhor que 'Cinderela Baiana'... um verdadeiro marco na história não só do cinema, mas de toda uma geração que assistiu - com olhos cheios de lágrimas - esse incrível empreendimento de vergonha alheia, falta de noção e, principalmente, demência. Quem não lembra da célebre frase que marcou os expectadores: "Me dê isso menina, você devia estar brincando e estudando, não jogada na estrada, pra ganhar esses míseros trocados." e a incrível trilha sonora, tão pura e infantil; uma verdadeira dádiva dos cinéfilos!

    ResponderExcluir