8 de maio de 2012

As cores de TOMBOY


Tomboy é uma expressão americana para designar uma menina que apresenta características e comportamentos considerados tipicamente masculinos, incluindo companhia de rapazes, brincadeiras de rapazes e roupas consideradas pouco femininas, como bermudas.  

Tomboy (2011) relata sobre uma garota de 10 anos que tem um comportamento de garoto e se veste como tal. Ela se muda e faz novos amigos, porém sob o nome de Michael (seu nome é Laura). Não sabe claramente o porquê, mas começa a imitar os hábitos e linguagem corporal de seus amigos, fica cada vez mais presa à ilusão que cria.  

As cores escolhidas propositalmente para representar a instabilidade sexual da garota são os tons de vermelho e tons de azul, essas cores estarão presentes em todas as cenas, com intensidade de cada uma variando de acordo com a mudança comportamental da garota. As cores podem ser observadas no cenário, nas vestimentas e nos outros personagens, a atriz (Zoé Héran) escolhida para representar a garota tem olhos bem azuis e pele branca avermelhada, facilitando o contraste. Não foi necessária muita utilização de ferramentas de alteração de cores nas imagens finais, uma vez que as cores foram escolhidas e utilizadas já de acordo com esse pensamento, e em elementos presentes no cenário do filme, de forma bem icônica. 

 As cores também variam de acordo com o momento de tensão do filme: em cenas mais dramáticas a direção utiliza mais os tons de azul e cinza, em cenas mais intensas o vermelho, rosa e laranja, mas sem apresentar um contraste exagerado entre cenas, apenas alterando os elementos em uso físico. O cartaz foi feito baseado-se no mesmo raciocínio; simplista e minimalista como o filme, apresenta bem o contraste das escolhas sexuais através de tons limpos de rosa, lilás e azul. 

http://30.media.tumblr.com/tumblr_lumbar42Qn1r35u3eo1_500.gif

A cena a cima se mostrou ideal para a confecção do cartaz, é uma cena na qual a Laura posa para que sua irmã a desenhe. O papel de parede apresenta as cores da proposta, assim como o figurino e as próprias cores dos olhos e da pele da atriz. A proposta é trazer ao público um filme de ideias simples e bem colocadas, e essas ideias vão se traduzir também tanto no primeiro contato com o cartaz como na visualização dos planos.

Pôster oficial de Tomboy

As Paletas de Cores dos Personagens:










Nenhum comentário:

Postar um comentário