4 de dezembro de 2011

THE WICKER TREE - Trailer do reboot de O Homem de Palha


 Saiu essa semana o novo trailer de The Wicker Tree. O filme é uma espécie de reboot do seu antecessor, O Homem de Palha, de 1973, este que para mim é um dos melhores filmes já feitos! É um misto de um horror sedutor com canções que pontuam a trajetória do Sargento Howie (Edward Woodward), que busca uma garota desaparecida em uma ilha escocesa.

Em The Wicker Tree o roteiro se baseia  em um casal de cantores gospel do Texas que vão  pregar a palavra do Senhor da igreja Cowboys for Christ em uma pequena vila na Escócia. Aos poucos, o que parecia ser receptividade dos moradores se mostra o caminho para um misterioso ritual para entidades celtas.

A direção ainda permanece com Robin Hardy, diretor do original de 1973. Hardy havia sumido do ramo cinematográfico desde o lançamento de O Homem de Palha, nesse tempo dirigiu um longa desconhecido em 1983, The Fantasist, e algumas séries de TV e peças de teatro, este último é sua paixão, já que antes de dirigir sua obra “palhesca” ele já era um grande e conhecido diretor de teatro.

Vendo um pequeno documentário do DVD lançado pela falida (infelizmente) Dark Side, sobre a produção do filme de 1973, os produtores e atores afirmam que O Homem de Palha nasceu da tentativa de reinventar o gênero de horror europeu, que na época era dominada pela grande produtora Hammer, que hoje tenta reerguer o seu legado depois de muitos anos em decadência, exemplo é o nome e o envolvimento da produtora no remake americano de Deixe Ela Entrar, dirigido por Matt Reeves, de Cloverfield. É nesse impulso de mudança que Robin Hardy insere no roteiro números musicais e variados elementos semióticos que nos remetem ao ser sexual que é o homem (e as crianças principalmente!), são esses elementos que causam certa estranheza narrativa e que fazem com que o filme sirva de base para análises mais profundas, fato que era praticamente anulado pelo os filmes da Hammer na época, já que suas produções eram apenas para entreter o público passivo e arrecadar a quantia necessária de dinheiro na bilheteria. Mas assim como as chanchadas brasileiras, o público não caia mais nessa formula, ele amadureceu! Logo, os filmes e a produtora foram entrando em crise.

Só para constatar... Em 2006 foi feito uma refilmagem dirigida por Neil LaBute (O Vizinho e Morte no Funeral), aqui no Brasil se chamou O Sacrificio. Na produção o Sargento Howie é interpretado por Nicalas Cage, em uma das suas piores atuações. O filme foi um fracasso de crítica e público, realmente é terrível, e o motivo é obvio. Todo o caráter "evolucionista" da obra, como as cenas musicas e a referência sexual a flor da pele foram retiradas dessa nova versão, o que deixou o filme bobo e quase infantil, se aproximando mais uma vez dos filmes cansados da Hammer.

The Wicker Tree estréia em 27 de janeiro nos EUA. O mestre Christopher Lee volta a atuar na produção, só não se sabe se ele vai encenar o mesmo papel do primeiro, o de Lord Summerisle, uma espécie de mestre e ditador do povoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário