4 de fevereiro de 2011

Música - Shaman

Por: Luca Abreu

Quem nunca ouviu a famosa "Fairy Tale"? Aquela que foi tema de novela! Pois é, banda que fez parte da minha adolescência(sim eles são velhos ahahaha), na verdade o Shaman sempre foi considerado uma cria do Angra. Até porque 3 dos integrantes da formação clássica do Angra se encontravam nesta banda. Isso não diminui a importância que esta banda teve no cenário heavy metal tupiniquim. A banda contava com músicos excelentes, não que eu esteja desmerecendo os da formação atual, mas o Shaman alcançou o auge da sua boa forma nos seus 3 primeiros álbuns:
- Ritual
- RituAlive
- Reason
O RituAlive, como o próprio nome sugere, foi ao vivo. Sem dúvidas, um dos melhores shows que eu já assisti. Com convidados do naipe de Andi Derris, Tobias Sammet etc. André Matos dispensa comentários sobre a sua perfomance que ,na minha opinião, também se encontrava no seu auge. Luís Mariutti se mostra como sempre competente até o último fio de barba, apesar de nessa época já ser possível notar o cansaço e a falta de linhas de baixo mais elaboradas que sempre foram a sua marca no Angra. Mesmo assim, ele faz-se presente o tempo todo, junto ao seu irmão Hugo Mariutti. Hugo sendo somente ele como guitarrista, detona nas bases e solos se mostrando um guitarrista com performance e bom gosto invejáveis. Confessori também desempenha bem a sua função, tendo direito até à um solo de bateria no dvd.
Depois deste primeiro álbum excelente e com uma aceitação muito boa por parte do público, a banda entra em estúdio e grava "Reason" que mostra a banda em uma vibe mais pesada. Hugo Mariutti em entrevista à guitar player chegou à falar que usou cordas G .40 de contra-baixo nas guitarras. O que, claramente, deu mais peso às bases. Mas em relação ao "Ritual", este álbum pode ser considerado mais fraquinho. Mas traz canções boas, como a música título e "Innocence". Depois deste álbum houveram desentendimentos, brigas e a banda se separou, os boatos falam de desvio de dinheiro, mas aí eu não sei...
Após isso, o Shaman ficou na geladeira algum tempo. Mas em 2007, a banda volta com novos membros: Thiago Bianchi(Karma) nos vocais, Fernando Quesada no baixo e Léo Mancini na guitarra(Tempestt). Será que esta formação estaria à altura da original? Então lançaram o "Immortal" com músicas enérgicas e pesadas, o baixo se mostra muito presente neste álbum. Léo manda riffs muito legais e solos inspirados, Thiago Bianchi mostra todo o seu potencial... aí que está o problema. Thiago é um vocalista incrível, na minha opinião, porém às vezes ele floreia demais as músicas. Já acompanhava o trabalho dele no Karma e o cara realmente canta muito, mas o único porém dele, é esse. O resto da banda se mostra muito coesa e em um clima muito bom, algumas músicas que merecem ser escutadas é "Inside Chains" e "Never Yeld".
Depois deste álbum houve quem atirou pedras(e foram muitas) e houve quem tenha gostado. Hoje, escutando o "Immortal" eu o considero um álbum interessante que cumpre a sua proposta em relação ao que promete, apesar do "porém" mencionado acima. Ano passado a banda lançou material novo, o qual se chama "Origins" e como o próprio nome sugere, prometia um resgate do Shaman antigo. Mas eu não posso discorrer sobre este disco, até porque eu ainda nem o ouvi. Talvez futuramente ele venha à se tornar tema de algum post por aqui ahaha Mas se querem saber, amigos. Acho difícil o novo Shaman conseguir produzir clássicos que consigam se equiparar à "Fairy Tale" ou "For Tomorrow". Muito coisa mudou e é inegável a diferença entre o nível e a experiência dos músicos da primeira formação e desta atual. Porém, continua sendo uma banda interessante!

Discografia:
Albuns de Estúdio
- Ritual (2002)
- Reason (2005)
- Immortal (2007)
- Origins (2010)
Albuns ao Vivo
- RituAlive (2003)
- Anime Alive (2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário