1 de novembro de 2010

Cinema - Requiem

Por: Lucas Sá

Vi esse filme levado pela curiosidade do caso verídico ocorrido com a jovem Anneliese Michel na Alemanha nos anos 70. Essa busca se iniciou com o filme "O Exorcismo de Emily Rose" que me levou a fazer um trabalho sobre Anneliese na escola. Nas pesquisas feitas sempre se referiam a dois filmes, o mais "famoso" e menos realista Emily Rose e o mais realista e premiado Requiem, do diretor Hans-Christian Schmid (Na floresta, depois das cinco e Storm).

Requiem revela o lado mais pessoal e intimista da vida de Anneliese Michel, que no filme se chama Michaela Klingler (Sandra Hüller). O filme se desenrola com Michaela buscando os estudos de pedagogia na faculdade, mas seus sintomas de epilepsia e mal-estar passam a atormentá-la frequentemente levando-a a crer que seu corpo e sua alma estão sob possessão demoníaca. O longa recebeu o Berlim de Prata de melhor atriz para a incrível e centrada atuação de Sandra Hüller, além de melhor filme no festival de Sitges, onde novamente Sandra ganhou o prêmio de melhor atriz.

Sandra Hüller com o papel de Michaela faz uma interpretação sem exageros, se voltando assim ao sentimento de fé e culpa. Michaela se vê em conflito entre a religião e a ciência, sua suposta doença é mental ou de origem fantástica? O longa se estabelece nessas duas vertentes. O lado religioso para Michaela é mais poderoso, fazendo com que ela procure ajuda aos padres de sua paróquia. O drama se fortalece também pelo relacionamento familiar, onde a mãe de Michaela busca proteger-la de forma sufocante, tentando mantê-la inevitavelmente no seu caráter pudico e na inocência de uma cidade alemã cristã do interior.

O aspecto da "possessão" se baseia no medo do que não pode ser visto. Utiliza assim em suas poucas cenas desse gênero a preferência de contorções nas mãos e atitudes rebeldes por parte de Michaela. Sem abusar de efeitos especiais, tudo no longa busca e soa de forma realista. Ao contrário do que se pensa, "Requiem" não é um filme de terror, não busca o medo do espectador, privilegia o drama emocional da jovem na busca de respostas entre dois caminhos opostos, culminando no seu exorcismo ausente.

Há cenas marcantes em Requiem, como a dança esquisita e quase esquizofrênica de Michaela em uma festa. A trilha desta cena é da banda Deep Purple com a incrível música "Anthem", que também finaliza o filme. Abaixo vocês podem escutá-la:
Deep Purple - Anthem

Nenhum comentário:

Postar um comentário