Um disco extremamente singular e totalmente perfeito em suas passagens. Assim pode-se definir o sétimo trabalho deste grupo. O uso de um coral com 8 vozes sempre conferiu uma profundidade maior às músicas do Epica, deixando sempre as músicas com uma profundidade absurda!! É interessante analsar outra coisa à respeito dos álbuns da banda, as letras das músicas são bem compostas. O que hoje está ficando raro nos discos de várias "bandecas" que eu ando escutando ultimamente. Sempre achei o Mark Jansen(guitarrista e fundador do grupo) um sujeito extremamente perfeccionista e ao que parece ele alcançou o resultado desejado no D.Y.U..
O álbum começa com um interlúdio, como já é de costume, que só serve pra aumentar a ansiedade pelo que podemos encontrar pela frente! E a ansiedade é substituída pela surpresa com a grandiosa faixa "Resign To Surrender(A New Ages Dawn - Part IV)", com seus mais de 6 minutos de duração a música consegue alternar momentos de calmaria com passagens cheias de peso com o vocal gutural de Jansen e a bela voz de Simone Simons. Logo após, começa "Unleashed", com riffs colados à linha da voz e um refrão daqueles! A música também é muito bem finalizado com o coral dobrando o refrão com a Simone. A minha música preferida do álbum foi a "Martyr Of The Free World"...os riffs, a base com guitarras limpas e o refrão absurdamente fura tímpanos foram algumas das coisas que mais me chamaram a atenção! O riff da ponte com o coral ao fundo também foi uma bela sacada da banda!!
A "Our Destiny" me fez lembrar o " The Divine Conspiracy"(quinto álbum da banda)...é uma música que se encaixaria muito bem neste álbum. O baixo dá um gingado diferente à música e este era um recurso que a banda deveria utilizar com mais frequência. Toda banda tem a sua música mais pretensiosa em um álbum(olhe o caso do Dream Theater) e neste disco a música em questão é a "Kingdom Of Heaven(New Ages Dawn - Part V) com seus pretensiosos 13 minutos e meio. A composição começa de forma pesada com riffs certeiros e um coral cantando junto à Simone Simons. Por mais difícil que possa parecer o grupo não deixa a peteca cair e a música não se torna enjoativa, pois além das mudanças de tempo a banda pode contar com uma dinâmica de riffs acima de qualquer suspeita. Sem dúvida um álbum para se escutar em total silêncio... O interlúdio "The Price of Freedom" serve para o ouvinte dar uma respirando antes da "Burn To A Cinder" que é sem dúvida uma das grandes sacadas do álbum e tem jeito de "single" do começo ao fim.
"Tides of Time" é a música mais bonita e bem arranjada do álbum, sem sombra de dúvida. As vozes harmonizadas com o piano deram um toque grandioso à essa música. "Descontruct" tem um tom bem "Epica" mesmo, com seus riffs e corais. "Semblance Of Liberty" é bem progressiva, com riffs de guitarra bem legais e uma cozinho muito competente. "White Waters" é outra música muito bem arranjada com guitarras limpas e o vocal de Simone Simons fazendo belas linhas de voz. Ah, e finalmente chegamos à faixa título que começa de maneira surpreendentemente calma e depois passando para uma parte com um pouco mais de peso e voltando à sua base limpa com a voz de Simone. A música alterna momentos de convulsão extrema com passagens absolutamente calmas(mais uma vez destaca-se o fator Epica de compor).
E ainda temos de brinde uma faixa bônus(!) "Incentive" que fecha este petardo com chave de ouro! Uma coisa que eu não mencionei, mas achei muito criativo nos álbuns do Epica é relação que um álbum tem com o outro, querendo ou não os álbuns tem uma ligação e neste "Design Your Universe" o assunto tratado é:com a temática de que todos estamos ligados a nível subatômico e que podemos influenciar o mundo através dos nossos pensamentos, e continua nele o conceito A New Age Dawns. Ora se o sujeito não é criativo, não é? O Epica está de parabéns mais uma vez e vale lembrar que eles lançaram o single "This is The Time" em janeiro de 2010! Um álbum muito legal e que vale à pena dar uma escutada pessoal! Enjoy it!
gostei da reflexão detalhada sobre as faixas do cd, fiquei curiosa pra conhecer as musicas
ResponderExcluirExcelente matéria muito boa.... Sen duvida DYU foi Fodaa... Por isso q sem sombra de duvidas epica é minha banda favorita... epica num faz só Metal Sinfônico, epica faz grandes obras de arte... MARK é gênio...
ResponderExcluirEsse álbum é muito chato, lembro que já estava em Our Destiny e eu pensei que ainda era Resign to Surrender. As músicas são muito parecidas. Tides of Times é a pior parte acho ela insuportável. Porém reconheço que muita gente considera o álbum como o melhor, acho que é porque ele tem uma sonoridade mais limpa e em alguns momentos parece o After Forever. Deve ser também por causa de Kingdon of Heaven que é uma das melhores músicas da banda.
ResponderExcluir